AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES QUE REALIZARAM TRATAMENTO PARA TUMOR NA REGIÃO DE CABEÇA E PESCOÇO

Autores

  • Larissa Tatiana Alves da Silva UNOCHAPECÓ
  •  Rafaela Giacomelli Tomazelli UNOCHAPECÓ
  •  José Luiz Bernardon Pretto UNOCHAPECÓ
  • Sinval Adalberto Rodrigues Junior UNOCHAPECÓ
  • Rodrigo Alberto Cenci UNOCHAPECÓ

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12536

Palavras-chave:

Qualidade de vida. tumor de cabeça e pescoço. tumor bucal.

Resumo

Objetivo: Este estudo de caráter epidemiológico e corte transversal foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a Qualidade de Vida (QV) de pacientes submetidos a tratamento oncológico na região de cabeça e pescoço. Métodos: A amostra foi compreendida por 74 pacientes que receberam tratamento oncológico no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó-SC, durante o período de 2013 a 2015 e que se encaixavam nos seguintes critérios de inclusão: diagnóstico de neoplasia de cabeça e pescoço; idade superior a 18 anos e ter realizado o tratamento a mais de 06 meses.  Os dados foram coletados utilizando o questionário WHOQOL-Bref da OMS, validado para a língua portuguesa e um questionário sociodemográfico. Os dados do questionário de QV foram pontuados de acordo com os critérios próprios pré-definidos e com a sintaxe própria. Os dados coletados foram analisados através da forma descritiva juntamente com o teste de correlação de Spearman (α=0,05) e análise de Pearson. Resultados: Correlações significativas foram identificadas entre dados sociodemográficos e tipo de tumor (p<0,05). O WHOQOL- Bref mostrou médias boas em todos os domínios, físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente, com variação entre 60,4% e 72,4%. Conclusão: A avaliação da QV torna-se imprescindível, uma vez que não se pode pensar em aumentar a sobrevida dos pacientes, sem que o mesmo tenha um mínimo de QV.

Biografia do Autor

Larissa Tatiana Alves da Silva, UNOCHAPECÓ

Acadêmica de Odontologia da Universidade Comunitária da região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

 Rafaela Giacomelli Tomazelli, UNOCHAPECÓ

Acadêmica de Odontologia da Universidade Comunitária da região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

 José Luiz Bernardon Pretto, UNOCHAPECÓ

Cirurgião Dentista; Especialista e Mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Professor Adjunto do Curso de Odontologia da UNOCHAPECÓ - Chapecó - SC.

Sinval Adalberto Rodrigues Junior, UNOCHAPECÓ

Cirurgião Dentista; Mestre e Doutor em Odontologia; professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UNOCHAPECÓ – Chapecó – SC.

Rodrigo Alberto Cenci, UNOCHAPECÓ

Cirurgião Dentista; Especialista; Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Professor Adjunto do Curso de Odontologia da UNOCHAPECÓ - Chapecó - SC. Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ – Área de Ciências da Saúde

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Silva, L. T. A. da, Tomazelli, RafaelaG., Pretto, JoséL.B., Rodrigues Junior, S. A., & Cenci, R. A. (2023). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES QUE REALIZARAM TRATAMENTO PARA TUMOR NA REGIÃO DE CABEÇA E PESCOÇO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 2471–2483. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12536