PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO E MINIMIZAÇÃO DO IMPACTO DO ITCMD: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS JURÍDICAS E FINANCEIRAS

Autores

  • Rodrigo de Nazaré Barbosa Universidade Luterana do Brasil – ULBRA
  • Rubens Alves da Silva Centro Universitário Luterano de Manaus – ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12425

Palavras-chave:

Estratégias financeiras. Estratégias jurídicas. ITCMD. Planejamento sucessório. Transferência patrimonial.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo geral analisar as estratégias jurídicas e financeiras envolvidas no planejamento sucessório com foco na minimização do impacto do ITCMD. Para isso, buscou-se: identificar as principais implicações do ITCMD no planejamento sucessório e na transmissão patrimonial; evidenciar as estratégias jurídicas disponíveis para reduzir a carga tributária do ITCMD no contexto do planejamento sucessório; e discutir as estratégias financeiras que podem ser adotadas para otimizar o processo de transferência patrimonial, considerando os aspectos legais e tributários. Para tanto, a metodologia de pesquisa adotou uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa exploratória, empregando o método dedutivo. Os resultados evidenciaram que a transferência patrimonial pode ser otimizada através de uma série de estratégias jurídicas e financeiras, minimizando o impacto do ITCMD. Entre as estratégias jurídicas, a doação em vida e a criação de uma holding familiar se mostraram eficazes, ainda que cada uma apresente suas particularidades e deva ser aplicada de acordo com as características e objetivos específicos de cada família. Paralelamente, a utilização de instrumentos financeiros como seguros de vida e planos de previdência privada, PGBL e VGBL, demonstraram ser efetivos tanto na preservação do patrimônio quanto na sua transferência. No entanto, os resultados também apontam para a necessidade de um planejamento personalizado, com auxílio de profissionais especializados, para garantir a eficácia das estratégias adotadas e a conformidade com as constantes mudanças legislativas. Este estudo contribui para o entendimento das estratégias de minimização do ITCMD no planejamento sucessório, fornecendo informações para famílias e profissionais envolvidos neste processo.

Biografia do Autor

Rodrigo de Nazaré Barbosa, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA

Acadêmico do Curso de Direito (finalista).  Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Manaus.

Rubens Alves da Silva, Centro Universitário Luterano de Manaus – ULBRA

Mestre em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas – FDSM.Graduação em Direito pelo Centro Universitário Luterano de Manaus – ULBRA.

 

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

Barbosa, R. de N., & Silva, R. A. da. (2023). PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO E MINIMIZAÇÃO DO IMPACTO DO ITCMD: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS JURÍDICAS E FINANCEIRAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 1496–1505. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12425