EFEITO DO ESCORE DE CONDIÇÃO CORPORAL (ECC) SOBRE PARÂMETROS REPRODUTIVOS DE VACAS (BOS INDICUS) SUBMETIDAS À INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO (IATF)

Autores

  • Ricardo Guimarães Freitas da Silva Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Vinicius Berto Centro Universitário Maurício de Nassau

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12400

Palavras-chave:

Fertilidade. Taxa de prenhez. Escore de condição corporal.

Resumo

Objetivou-se com este estudo estimar o efeito do ECC sobre parâmetros reprodutivos de vacas Bos indicus submetidas à IATF. Foi realizada a avaliação de dados de fazendas localizadas no estado de Mato Grosso. Os animais foram examinados quanto ao ECC (escala 1-5) e equiparados com os dados de dinâmica folicular e fertilidade obtidos pelo do protocolo de sincronização da IATF. Para a avaliação da fertilidade, exames ultrassonográficos foram realizados no dia do diagnóstico de gestação (D40). Observou-se que vacas com o escore entre 3 e 3,75 obtiveram os melhores resultados de prenhez (60%; 62%; 61%; 60%), mostrando que o escore de condição corporal pode influenciar na taxa de prenhez, os escores diferentes destes anteriormente citados, confirmam o objetivo inicial do trabalho, porém, mais pesquisas devem ser realizadas com uma amostra maior dos lotes. Conclui-se que o baixo ECC é capaz de afetar os padrões reprodutivos de vacas Bos indicus comprometendo a eficiência reprodutiva desses animais.

Biografia do Autor

Ricardo Guimarães Freitas da Silva, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária no Centro Universitário Maurício de Nassau.

Vinicius Berto, Centro Universitário Maurício de Nassau

Orientador: do curso de Bacharel em Medicina Veterinária no Centro Universitário Maurício de Nassau.

Downloads

Publicado

2023-11-27

Como Citar

Silva, R. G. F. da, & Berto, V. (2023). EFEITO DO ESCORE DE CONDIÇÃO CORPORAL (ECC) SOBRE PARÂMETROS REPRODUTIVOS DE VACAS (BOS INDICUS) SUBMETIDAS À INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO (IATF). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 5489–5498. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12400