A PERCEPÇÃO DOS (AS) PROFESSORES (AS) EM RELAÇÃO A SEXUALIDADE DOS EDUCANDOS (AS) COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

https://doi.org/10.29327/211653.6.7-6

Autores

  • Andressa da Silva Bobsin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Sexualidade. Deficiência intelectual. Professoras(es).

Resumo

Essa investigação teve como objetivo identificar a percepção das(as) professoras(es) com relação à sexualidade das(os) educandas(os) com deficiência intelectual, bem como a forma como elas(eles) lidam com tais temáticas, na prática docente. Os resultados apontam para os desafios de  se pensar uma educação sexual para as pessoas com deficiência intelectual. As concepções das(dos) professoras(es) sobre a sexualidade das pessoas com deficiência intelectual foram subjetivas, sendo que a maioria delas ainda está permeada de ideias preconcebidas. A instituição, lócus da pesquisa não apresentava nenhuma orientação sobre educação sexual e essa prática fica a critério das(os) profissionais, deixando evidente que as concepções, medos e receios influenciam na não adoção de uma prática pedagógica que contemple esse tema. Quando estas questões aparecem são de forma tímida e numa perspectiva biologizante. Assim, constou-se a necessidade de se pensar espaços de formação para as(os) professoras(es) para que elas(es) possam sentir-se seguros(as) e em parceria com as famílias possam desenvolver um trabalho adequado que oriente as(os) educandas(os) para exercerem sua sexualidade com autonomia e segurança.

 

Biografia do Autor

Andressa da Silva Bobsin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM e Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: andressa.bobsin@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

da Silva Bobsin, A. . (2020). A PERCEPÇÃO DOS (AS) PROFESSORES (AS) EM RELAÇÃO A SEXUALIDADE DOS EDUCANDOS (AS) COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: https://doi.org/10.29327/211653.6.7-6. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(7), 61–73. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/124