ANÁLISE DO TRABALHO INFANTIL NA TRÍPLICE FRONTEIRA E SEU AGRAVAMENTO PRÉ E DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Sabrina Reis Custódio Centro de Ensino Unificado do Piauí- CEUPI
  • Maylla de Souza Brito Centro de Ensino Unificado do Piauí- CEUPI
  • Léia Juliana Silva Farias Centro de Ensino Unificado do Piauí- CEUPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12396

Palavras-chave:

Trabalho infantil. Tríplice fronteira. Crise pandêmica e Política pública.

Resumo

O trabalho infantil é uma grave violação dos direitos das crianças, inclusive ferindo os princípios estabelecidos pela Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. Esta questão persiste em várias partes do mundo, incluindo a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, e agravou-se durante a pandemia do COVID-19. Fatores socioeconômicos, culturais e estruturais contribuem para essa realidade, tornando essencial uma análise multidimensional para entender suas causas e consequências. É fundamental adotar abordagens integradas e efetivas para erradicar o trabalho infantil e garantir um futuro digno para todas as crianças.

Biografia do Autor

Sabrina Reis Custódio, Centro de Ensino Unificado do Piauí- CEUPI

Graduanda no curso de Direito, Centro de Ensino Unificado do Piauí- CEUPI.

Maylla de Souza Brito, Centro de Ensino Unificado do Piauí- CEUPI

Graduanda no curso de Direito, Centro de Ensino Unificado do Piauí- CEUPI.

Léia Juliana Silva Farias, Centro de Ensino Unificado do Piauí- CEUPI

Orientadora do curso de Direito,  Centro de Ensino Unificado do Piauí- CEUPI. Mestre em Ciência Política - UFPI; Pós-Graduada em Direito Constitucional e Administrativo - ESA/PI -OAB/PI. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Santo Agostinho. Pós-Graduada em Direito Previdenciário pela Faculdade Damásio de Jesus.

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Publicado

2023-11-29

Como Citar

Custódio, S. R., Brito, M. de S., & Farias, L. J. S. (2023). ANÁLISE DO TRABALHO INFANTIL NA TRÍPLICE FRONTEIRA E SEU AGRAVAMENTO PRÉ E DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 6029–6046. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12396