CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS EM CONJUNTIVA OCULAR DE BOVINO - RELATO DE CASO

Autores

  • Mateus Silva Soares Centro de Mauricio de Nassau – UNINASSAU
  • Flavio Henrique Bravim Caldeira Centro de Mauricio de Nassau – UNINASSAU
  • Izabel de Oliveira Fracasso Centro de Mauricio de Nassau – UNINASSAU
  • Kleberson Conrado de Araujo Centro de Mauricio de Nassau – UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12342

Palavras-chave:

Carcinoma Epidermóide. Exenteração Orbitária. Neoplasia.

Resumo

O carcinoma de células escamosas (CCE) é uma neoplasia considerada maligna, acometendo várias espécies, mas em especial a espécie bovina. O CCE possui uma etiologia multifatorial, podendo estar relacionada a um prolongado tempo de exposição à luz ultravioleta, despigmentação e perdas de pelos. Esta neoplasia é de simples identificação clínica, contudo é necessário a confirmação diagnóstica através de histopatologia da lesão. Este artigo tem como objetivo relatar um caso de carcinoma de células escamosas em conjuntiva ocular bovino da raça nelore, onde o mesmo foi submetido ao procedimento cirúrgico de exenteração orbitária, na cidade de Primavera de Rondônia. O animal apresentava alteração no olho esquerdo, com presença de um crescimento de massa sólida e lacrimejamento excessivo. Após o exame clínico, foi verificada uma neoformação conjuntiva sugestiva de neoplasia ocular. Sendo realizado a técnica de exenteração orbitária, que consiste na retira de pálpebra, olho e seus anexos. Em seguida a massa neoplásica foi fixada em formaldeído 10% e encaminhada ao laboratório para analise histopatológica. Através da análise histopatológica pode-se confirmar a suspeita, onde revelou-se proliferação epitelial formando pequenos nódulos concêntricos com pérolas de queratina, com células apresentando pleomorfismo moderado com núcleos grandes e hipocorados e nucléolo evidente. Ocasionalmente observou-se uma queratinização unicelular, ocasionais figuras de mitose, não havendo margem de segurança na amostra encaminhada. Concluímos, assim, que o carcinoma espinocelular ocular bovino é uma afecção mais presente e prejudicial nos rebanhos de bovinos. Deste modo evidencia-se que o diagnóstico tardio pode dificultar a remoção cirúrgica de todas as células tumorais, podendo ocorrer recidiva.

Biografia do Autor

Mateus Silva Soares, Centro de Mauricio de Nassau – UNINASSAU

Graduando de Medicina Veterinária do Centro de Mauricio de Nassau – UNINASSAU, 2023.

Flavio Henrique Bravim Caldeira, Centro de Mauricio de Nassau – UNINASSAU

Graduado em Medicina Veterinária, Mestre, Doutor em Sanidade Animal, Professor IFRO campus Colorado do Oeste.

Izabel de Oliveira Fracasso, Centro de Mauricio de Nassau – UNINASSAU

Graduanda em Medicina Veterinária do IFRO campus Colorado do Oeste, 2023.

Kleberson Conrado de Araujo, Centro de Mauricio de Nassau – UNINASSAU

Graduado em Zootecnia e Medicina Veterinária, Mestre em Produção Animal, Professor do centro de Mauricio de Nassau – UNINASSAU.

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Soares, M. S., Caldeira, F. H. B., Fracasso, I. de O., & Araujo, K. C. de. (2023). CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS EM CONJUNTIVA OCULAR DE BOVINO - RELATO DE CASO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 428–436. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12342