A PRESENÇA DO IDOSO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: DO DIREITO A EDUCAÇÃO A REINSERÇÃO SOCIAL
https://doi.org/10.29327/211653.6.7-5
Palavras-chave:
Educação na Terceira idade; Reinserção social; Aprendizagem; Educação não formal.Resumo
O contínuo processo de envelhecimento do ser humano e sua presença na sociedade garantem a necessidade de discussões que permitam a ampliação dos conhecimentos sobre o tema envelhecimento. A importância de ações, especialmente educativas, voltadas aos idosos visam garantir a efetivação dos direitos dessa parcela significativa da população. A educação permanente assegura a participação desses sujeitos, tanto na vida social quanto cultural, permitindo que as relações interpessoais se aperfeiçoem e reflitam na melhora da qualidade de vida. Nesse sentido, as Universidades Abertas para a Terceira Idade (UATI) desempenham um papel importante, assegurando o contínuo desenvolvimento dos sujeitos e permitindo novas conquistas que refletem na superação individual e na inserção do idoso no ambiente universitário. A UATI da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desempenha, desde 1992, ações educativas que contribuem com o desenvolvimento e valorização dos idosos. Com o objetivo de analisar a importância das ações voltadas aos idosos no espaço universitário e os resultados desse programa, a pesquisa qualitativa realizada apontou o crescimento significativo do número de idosos na UATI/UEPG, tornando-a uma referência na região em que atua. Além disso, as possibilidades de construção de novos conhecimentos, das transformações conceituais acerca da terceira idade e do papel fundamental da educação como meio de reinserção social foram alguns resultados obtidos nessa pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY