A PRESENÇA DO IDOSO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: DO DIREITO A EDUCAÇÃO A REINSERÇÃO SOCIAL

https://doi.org/10.29327/211653.6.7-5

Autores

  • Thânia Mara Kaminski Jacon Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Paola Andressa Scortegagna Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Rita de Cássia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Palavras-chave:

Educação na Terceira idade; Reinserção social; Aprendizagem; Educação não formal.

Resumo

O contínuo processo de envelhecimento do ser humano e sua presença na sociedade garantem a necessidade de discussões que permitam a ampliação dos conhecimentos sobre o tema envelhecimento. A importância de ações, especialmente educativas, voltadas aos idosos visam garantir a efetivação dos direitos dessa parcela significativa da população. A educação permanente assegura a participação desses sujeitos, tanto na vida social quanto cultural, permitindo que as relações interpessoais se aperfeiçoem e reflitam na melhora da qualidade de vida. Nesse sentido, as Universidades Abertas para a Terceira Idade (UATI) desempenham um papel importante, assegurando o contínuo desenvolvimento dos sujeitos e permitindo novas conquistas que refletem na superação individual e na inserção do idoso no ambiente universitário. A UATI da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desempenha, desde 1992, ações educativas que contribuem com o desenvolvimento e valorização dos idosos. Com o objetivo de analisar a importância das ações voltadas aos idosos no espaço universitário e os resultados desse programa, a pesquisa qualitativa realizada apontou o crescimento significativo do número de idosos na UATI/UEPG, tornando-a uma referência na região em que atua. Além disso, as possibilidades de construção de novos conhecimentos, das transformações conceituais acerca da terceira idade e do papel fundamental da educação como meio de reinserção social foram alguns resultados obtidos nessa pesquisa.

 

Biografia do Autor

Thânia Mara Kaminski Jacon, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Mestranda em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Paola Andressa Scortegagna, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

Mara Kaminski Jacon, T. ., Andressa Scortegagna, . P. ., & de Cássia da Silva Oliveira, R. . (2020). A PRESENÇA DO IDOSO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: DO DIREITO A EDUCAÇÃO A REINSERÇÃO SOCIAL: https://doi.org/10.29327/211653.6.7-5. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(7), 51–60. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/123