FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra UNADES
  • Ivone Antonia da Silva Universidad Tecnologica Intercontinental, UTIC
  • Everaldo Antônio de Jesus Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Maria Vanderlene Feitosa de Sousa Formiga
  • Tirza Quirino Roza

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12218

Resumo

O presente estudo se justifica pela necessidade de investir na formação continuada dos professores alfabetizadores, visando transformações qualitativas na escola. A formação permanente dos professores contribui diretamente para a melhoria da qualidade do ensino. Essa necessidade de ação continuada sempre foi presente, mas atualmente se intensificou devido ao aumento de profissionais da Educação em busca de valorização e destaque no mercado de trabalho. A pesquisa foi conduzida através de uma minuciosa busca em fontes bibliográficas, utilizando como base teórica autores renomados que abordam as questões fundamentais da formação continuada, alfabetização e Pedagogia Histórico-Crítica. Conclui-se que a formação continuada de professores alfabetizadores é essencial para garantir a qualidade da educação no Brasil. É fundamental que os governos, as instituições de ensino e os próprios professores reconheçam a necessidade de investir em programas de formação continuada, que incluam não apenas o aprimoramento das habilidades técnicas, mas também o desenvolvimento de competências socioemocionais. Somente assim poderemos garantir que nossos alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e se tornem cidadãos preparados para enfrentar os desafios do século XXI.

 

Biografia do Autor

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, UNADES

Doutorando em Ciências da Educação, UNADES. Mestre em Filosofia – Universidade Federal da Paraíba, UFPB.

Ivone Antonia da Silva, Universidad Tecnologica Intercontinental, UTIC

Doutora e Mestra em Ciências da Educação - Universidad Tecnologica Intercontinental, UTIC.

Everaldo Antônio de Jesus, Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales

 Doutor em Ciências da Educação, Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales, FICS. Mestre em Ciências da Educação, UAA.

Maria Vanderlene Feitosa de Sousa Formiga

 Mestra em Ciências da Educação.

Tirza Quirino Roza

Mestra em Ciências da Educação.

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Guerra, A. de L. e R., Silva, I. A. da, Jesus, E. A. de, Formiga, M. V. F. de S., & Roza, T. Q. (2023). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 3888–3896. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12218