DESAFIOS DA ACESSIBILIDADE À JUSTIÇA NA ERA DIGITAL: IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS

Autores

  • Marcelo Torres Mendonça VENI
  • Alaide Custódia Lima Nascimento VENI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12102

Palavras-chave:

Acessibilidade. Acesso à justiça. Tecnologias Emergentes.

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar os desafios e as implicações do acesso à justiça na era digital, considerando o impacto das tecnologias emergentes no sistema legal para promover uma maior acessibilidade e eficiência no processo jurídico. Para tanto, fez-se uso da abordagem de revisão bibliográfica, que envolveu a análise crítica e a síntese de uma ampla gama de fontes acadêmicas e literatura especializada relacionadas ao tema do acesso à justiça na era digital. Os resultados obtidos evidenciaram a complexidade de incorporar tecnologias emergentes no sistema legal. A análise minuciosa desses desafios ressalta a urgente necessidade de adotar abordagens equilibradas e inclusivas para assegurar uma maior acessibilidade e eficiência no âmbito jurídico. A digitalização oferece oportunidades significativas para simplificar os procedimentos legais e promover a transparência, mas, ao mesmo tempo, gera preocupações críticas, como a segurança cibernética e a possibilidade de agravar disparidades socioeconômicas. Logo, o estudo sobre o acesso à justiça e suas problemáticas é contínuo e não se esgota ao longo do tempo. Isso se deve ao fato de que das novas dinâmicas e estruturas sociais continuamente surgem novos obstáculos e desafios que afetam o exercício desse direito fundamental, principalmente para os menos favorecidos.

Biografia do Autor

Marcelo Torres Mendonça, VENI

Graduação Arquitetura – UFPE. Pós-graduação: Direito Público – SOPECE.

Alaide Custódia Lima Nascimento, VENI

Graduação - Direito – Unicap. Pós-graduação: Direito de Família – Faveni. 

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Publicado

2023-12-03

Como Citar

Mendonça, M. T., & Nascimento, A. C. L. (2023). DESAFIOS DA ACESSIBILIDADE À JUSTIÇA NA ERA DIGITAL: IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 279–291. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12102