OS CAPITAIS BOURDIEUSIANOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE MATEMÁTICA

https://doi.org/10.29327/211653.6.7-3

Autores

  • Antonio Charles Santiago Almeida Universidade Federal do Paraná – Unespar
  • Maria Ivete Basniak Universidade Federal do Paraná – Unespar

Palavras-chave:

Educação. Capital. Habitus.

Resumo

O trabalho de pesquisa encontra-se organizado a partir dos escritos bourdieusianos, mais precisamente na obra Os Escritos de Educação. Neste sentido, a discussão está pautada em uma incursão hermenêutica na obra de Bourdieu, a fim de investigar se o capital cultural influencia no rendimento dos alunos do ensino básico, em especial, na disciplina de Matemática. Assim, por meio de pesquisa qualitativa apoiada em dados quantitativos, coletados a partir de questões respondidas primeiramente com alunos do Ensino Médio e, em um segundo momento, no Fundamental, na disciplina de Matemática, de uma cidade do interior do Paraná, o trabalho pretende verificar se os conceitos bourdieusianos, sobretudo de habitus, são determinantes no processo de ensino e aprendizado nos espaços formais de educação. Para tanto, a partir dos dados coletados, por meio de questões, apresenta a relação existente entre os capitais do habitus familiar com o rendimento da disciplina de Matemática, à luz dos conceitos bourdieusianos.

Biografia do Autor

Antonio Charles Santiago Almeida, Universidade Federal do Paraná – Unespar

Professor adjunto do Colegiado de Filosofia da Universidade Federal do Paraná – Unespar, campus de União da Vitória, Paraná, Brasil.

Maria Ivete Basniak, Universidade Federal do Paraná – Unespar

Professora do Colegiado de Matemática da Universidade Federal do Paraná – Unespar, campus de União da Vitória, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Charles Santiago Almeida, A. ., & Ivete Basniak, M. . (2020). OS CAPITAIS BOURDIEUSIANOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE MATEMÁTICA: https://doi.org/10.29327/211653.6.7-3. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(7), 14–34. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/121