UM ESTUDO ACERCA DAS MEDIDAS JUDICIAIS REFERENTES AOS CRIMES PRATICADOS NO TRÂNSITO SOB INFLUÊNCIA DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NO BRASIL

Autores

  • Maria Odilia da Cruz Silva Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA
  • Fernando Teles Pasitto Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA
  • Emanuel Vieira Pinto Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA https://orcid.org/0000-0003-1652-8152

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12086

Palavras-chave:

Embriaguez. Ordenamento jurídico. Bebidas alcoólicas.

Resumo

O ordenamento Jurídico normatiza a convivência humana com o intuito de conter os abusos que possam causar embriaguez ao volante. Nesta perspectiva, considerando o Brasil, a pesquisa aborda: Um estudo acerca das medidas judiciais referentes aos crimes praticados no trânsito sob influência do consumo de bebidas alcoólicas no Brasil, cujo problema é: Do ponto de vista jurídico, como obter uma maior efetividade da Lei Seca, em relação ao combate aos acidentes de trânsito causados pelo uso de bebidas alcóolicas? Analisando esse contexto, o presente estudo foi norteado tendo como objetivo geral analisar a necessidade de mudanças para que a lei seca seja mais eficaz quanto aos aspectos de prevenção e punição dos que a infringem, os objetivos específicos realizar um aparato histórico relacionada a embriaguez ao volante; apresentar medicas eficazes para a diminuição de mortes por embriaguez ao volante, compreendendo o Código de Trânsito e avaliando se a norma é eficaz. Esse estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental, foi conduzido pela abordagem quali-quantitativa, ocorrida no ordenamento jurídico, google acadêmico, revistas, teses, livros, artigos científicos e sites. Pesquisas revelam que os casos de embriaguez ao volante tiveram um aumento significativo entre os jovens de 18 a 25 anos, principalmente pelo público masculino, onde é relatada culpa consciente onde agem de forma imprudente, por essa razão deve-se observar os limites especificados na forma da lei, para que não haja violação de direitos, mas sim que as leis sejam colocadas em prática e que haja uma redução no número de acidentes causados por embriaguez ao volante, bem como a redução no número de mortes por este motivo.

Biografia do Autor

Maria Odilia da Cruz Silva, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA

Graduanda em Direito na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, em Itamaraju BA.

Fernando Teles Pasitto, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA

Professor orientador. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional na Faculdade Vale do Cricaré-ES. Especialista em Processo Civil pela UNISUL-SC. (2009). Possui graduação de Bacharel em Direito pela FACISA - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (2005). Atualmente é Coordenador e professor do Curso de Direito da FACISA - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, em Itamaraju-BA, e Advogado atuante nas áreas cível e trabalhista desde o ano de 2006.

Emanuel Vieira Pinto, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA

Professor da disciplina de trabalho de conclusão de curso (TCC). Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré - UNIVC (2012 -2015). Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Vale do Cricaré. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Possui graduação em Sociologia pela Universidade Paulista (2017-2020). Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia. Coordenador do NTCC FACISA. Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP. ORCID: 0000-0003-1652-8152.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Como Citar

Silva, M. O. da C., Pasitto, F. T., & Pinto, E. V. (2023). UM ESTUDO ACERCA DAS MEDIDAS JUDICIAIS REFERENTES AOS CRIMES PRATICADOS NO TRÂNSITO SOB INFLUÊNCIA DO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 6834–6849. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.12086