DA MEDICAÇÃO INFANTIL AOS DESÍGNIOS DE PRODUTIVIDADE: DETERMINANTES SOCIAIS NO USO DO MEDICAMENTO METILFENIDATO (RITALINA®)

Autores

  • Guilherme Tavares Picanço Centro Universitário Christus
  • Deyvid Santos Morais Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12004

Palavras-chave:

Medicamento. Produtividade. Ritalina.

Resumo

O artigo trata do uso do Cloridrato de Metilfenidato (em particular a Ritalina®) em sua relação com os determinantes sociais da vida contemporânea. Sendo um dos psicotrópicos mais consumidos do mundo, a Ritalina ao longo do seu desenvolvimento desde a década de 30 esteve atrelada às mudanças históricas e encontra seu principal uso no campo do aprendizado. Inicialmente aplicados a população infantil, alinhados aos diagnósticos de déficit de atenção, hoje esse consumo envolve adultos e pessoas sem diagnóstico médico prévio buscando o aprimoramento cognitivo. Deste modo, podemos afirmar que o uso do medicamento reflete as cobranças sobre disciplina e expectativas acerca da produtividade na vida contemporânea.

Biografia do Autor

Guilherme Tavares Picanço, Centro Universitário Christus

Graduando em Medicina, Centro Universitário Christus. 

Deyvid Santos Morais, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Sociologia, Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Picanço, G. T., & Morais, D. S. (2023). DA MEDICAÇÃO INFANTIL AOS DESÍGNIOS DE PRODUTIVIDADE: DETERMINANTES SOCIAIS NO USO DO MEDICAMENTO METILFENIDATO (RITALINA®). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 4057–4065. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12004