INTERAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS COM ANTI-HIPERTENSIVOS

Autores

  • Ana Clara Duarte Oliveira Universidade Salvador- UNIFACS
  • Thiago Oliveira da Silva Barreto Universidade Salvador- UNIFACS
  • José Fernando de Araújo Neto Universidade Federal da Bahia- UFBA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1199

Palavras-chave:

Plantas Medicinais. Uso racional de plantas medicinas. Orientação Farmacêutica.

Resumo

O objetivo deste estudo é realizar uma revisão de literatura sobre as implicações do uso de plantas medicinais no contexto da hipertensão arterial. Esse estudo possui natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Para a pesquisa foi realizada uma revisão da literatura científica.    Na revisão bibliográfica realizada, foram encontrados 68 artigos. Dentre os artigos encontrados, 25 enquadraram-se nos critérios de inclusão. Os demais foram desconsiderados, pois não abordavam sobre o uso de plantas medicinais poderiam causar alteração na pressão arterial e as possíveis interações com anti-hipertensivos. Com o trabalho foi possível concluir que as plantas medicinais utilizadas de forma irracional, sem a orientação de um profissional habilitado, acarretam risco à saúde, e podem propiciar a ocorrência de eventos adversos e interações medicamentosas negativas quando utilizados concomitantemente com outros medicamentos.

Biografia do Autor

Ana Clara Duarte Oliveira, Universidade Salvador- UNIFACS

Graduanda em farmácia na universidade salvador (Unifacs).

Thiago Oliveira da Silva Barreto, Universidade Salvador- UNIFACS

Graduando em farmácia na universidade salvador (Unifacs). 

José Fernando de Araújo Neto, Universidade Federal da Bahia- UFBA

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (2013) e Mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2016). Atualmente cursa o Doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Vismia, Erythroxylum, citotoxicidade, screening fitoquímico, atividade antioxidante, acetilcolinesterase e antimicrobiana.

Downloads

Publicado

31/05/2021

Como Citar

Oliveira, A. C. D., Barreto, T. O. da S. ., & Araújo Neto, J. F. de . (2021). INTERAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS COM ANTI-HIPERTENSIVOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 368–393. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1199