GESTÃO DA QUALIDADE: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA D´OLHO (5S) DO SEBRAE EM UMA LOJA DE AUTOPEÇAS

Autores

  • Luana Santos de Jesus Faculdade de Ilhéus
  • Sérgio David Ferreira Cruz Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11981

Palavras-chave:

Qualidade. Produtividade. Eficiência. Satisfação dos clientes.

Resumo

No cenário econômico atual, a metodologia 5S ganha ainda mais importância para as empresas que visam se sobressair e aplicam o conceito de qualidade total, buscando elevar os níveis de qualidade nos produtos e serviços e consequentemente a satisfação dos seus clientes. Dentro desta perspectiva, o desejo pela eficiência e eficácia, elevam os níveis de qualidade da organização. O sucesso se uma organização é o desejo de todo empreendedor, os métodos de alcance possibilitam o diferencial nos resultados e permanência da organização no mercado. O método 5S é um exercício que tem padrões embasados na qualidade, na otimização do trabalho por meio da organização, limpeza, gerando resultados como um ambiente de trabalho mais seguro, limpo e organizado, promovendo redução de custos, aprimorando a satisfação do cliente, gerando um ambiente de trabalho mais produtivo, agradável e reduzindo perdas. O objetivo desse trabalho é verificar a viabilidade da implantação de uma ferramenta de gestão da qualidade, com enfoque na teoria do programa, D´OLHO do SEBRAE em uma empresa comercial de autopeças.

Biografia do Autor

Luana Santos de Jesus, Faculdade de Ilhéus

Discente do curso de Administração da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia. 

Sérgio David Ferreira Cruz, Faculdade de Ilhéus

Docente do curso de Administração da Faculdade de Ilhéus, Centro de Ensino Superior, Ilhéus, Bahia. 

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Jesus, L. S. de, & Cruz, S. D. F. (2023). GESTÃO DA QUALIDADE: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA D´OLHO (5S) DO SEBRAE EM UMA LOJA DE AUTOPEÇAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 3990–4009. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11981