INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ENFOQUE PSICOPEDAGÓGICO

Autores

  • Maria de Nazaré Leitão Pimentel Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11799

Palavras-chave:

Limites. Prática docente. Psicopedagogia.

Resumo

Neste artigo aborda-se a indisciplina na Educação Infantil pelos docentes como uma das principais dificuldades ao trabalho pedagógico, e como a Psicopedagogia pode contribuir para minimizar as dificuldades de aprendizagem oriundas dessa situação. Tem como objetivo analisar a indisciplina infantil num enfoque psicopedagógico. O artigo foi norteado pela contribuição teórica de vários autores como: Piaget (1994), Vygotsky (1989), Tiba (2007), Wallon (1981) entre outros especialistas citados posteriormente. O procedimento metodológico realizou-se por meio de uma revisão bibliográfica à luz dos referenciais citados. Definir limites com os alunos, deixar claro o que é possível ser feito e em que situação eles podem ser cobrados só auxilia em seu crescimento pessoal e em suas atividades estudantis.

Biografia do Autor

Maria de Nazaré Leitão Pimentel, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

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Publicado

2023-11-10

Como Citar

Pimentel, M. de N. L. (2023). INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ENFOQUE PSICOPEDAGÓGICO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 2075–2089. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11799