AÇÃO ANTIDEPRESSIVA DA MELATONINA E DO AGONISTA DO RECEPTOR DE MELATONINA: FISIOPATOLOGIA E TRATAMENTO

Autores

  • Abner do Amaral Gomes Universidade Brasil
  • Bruna Marçal Guidoti Eleutério Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11788

Palavras-chave:

Agomelatina. Antidepressivo. Depressão. Melatonina. Ramelteon.

Resumo

A depressão tornou-se um dos distúrbios neuropsiquiátricos mais comuns e prevalentes, e as principais características da depressão são distúrbios do sono e da secreção de melatonina, causados por alteração do ritmo circadiano. Alterações endógenas anormais da melatonina podem contribuir para a ocorrência e desenvolvimento da depressão. No entanto, os mecanismos moleculares subjacentes a essa anormalidade permanecem ambíguos. A presente revisão resume os mecanismos subjacentes aos efeitos antidepressivos da melatonina, que estão relacionados às suas funções na regulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, inibição da neuroinflamação, inibição do estresse oxidativo, alívio da autofagia e regulação positiva de neurotróficos, promoção de neuroplasticidade e regulação positiva dos níveis de neurotransmissores, etc. Além disso, agonistas do receptor de melatonina, como agomelatina, ramelteon, piromelatina, tasimelteon e GW117, receberam atenção crítica considerável e estão altamente implicados no tratamento de depressão e distúrbios comórbidos. Esta revisão enfoca a melatonina e alguns agonistas do receptor de melatonina na fisiopatologia e tratamento da depressão, com o objetivo de fornecer mais informações sobre a patogênese da depressão e explorar alvos potenciais para o desenvolvimento de novos agentes.

Biografia do Autor

Abner do Amaral Gomes, Universidade Brasil

Graduando do Curso de Farmácia pela Universidade Brasil. 

Bruna Marçal Guidoti Eleutério, Universidade Brasil

Graduação em Farmácia pela Fundação Educacional de Fernandópolis e graduando licenciatura em Química. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3109674418600513.

Downloads

Publicado

2023-11-16

Como Citar

Gomes, A. do A., & Eleutério, B. M. G. (2023). AÇÃO ANTIDEPRESSIVA DA MELATONINA E DO AGONISTA DO RECEPTOR DE MELATONINA: FISIOPATOLOGIA E TRATAMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 3185–3204. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11788