A LEI Nº 13.467/2017 (REFORMA TRABALHISTA) COMO INSTRUMENTO FACILITADOR AO TRABALHO ESCRAVO

Autores

  • Railson Felix Santos Faculdade de Ilhéus
  • Leandro Alves Coelho Faculdade de Ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11761

Palavras-chave:

Reforma Trabalhista. Flexibilização. Precarização. Trabalho Escravo Contemporâneo.

Resumo

Esste artigo tem como objetivo identificar as principais mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista e suas possíveis implicações no combate ao trabalho escravo. Como objetivos específicos, busca-se apresentar a Lei nº 13.467/2017 e seus dispositivos legais, definir o trabalho escravo segundo a legislação brasileira, e analisar como a flexibilização dos direitos trabalhistas promovida pela Lei nº 13.467/2017 pode contribuir para o aumento da ocorrência de trabalho escravo no Brasil. Para atingir esses objetivos, utiliza-se o método de pesquisa hipotético-dedutivo. Constata-se que a flexibilização das normas trabalhistas decorrente da Reforma implementada em 2017, embora apresente intenções de dinamizar o mercado de trabalho, pode inadvertidamente criar um ambiente propício para a precarização das condições laborais. Ao flexibilizar as regras de contratação e demissão, bem como permitir a terceirização indiscriminada, existe uma tendência de redução dos direitos e garantias dos trabalhadores. Essa precarização, por sua vez, pode potencializar o surgimento de situações alarmantes de trabalho em condições análogas à de escravo. A ausência de uma estrutura regulatória sólida e a pressão por maximização de lucros podem levar empregadores a submeter trabalhadores a jornadas exaustivas, salários indignos e condições de trabalho deploráveis, refletindo uma triste realidade que remete a práticas de exploração do passado. Portanto, é imprescindível que se promova uma análise crítica das consequências da flexibilização das normas trabalhistas decorrente da Reforma Trabalhista, visando preservar os direitos fundamentais dos trabalhadores e prevenir o ressurgimento de formas contemporâneas de trabalho escravo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Railson Felix Santos, Faculdade de Ilhéus

Graduando em direito pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus - CESUPI - Faculdade de Ilhéus.

Leandro Alves Coelho, Faculdade de Ilhéus

Docente do Curso de Direito do Centro de Ensino Superior de Ilhéus - CESUPI - Faculdade de Ilhéus. Professor universitário nas disciplinas de Direito Tributário e Processo Tributário. Pós-graduado em metodologia do Ensino Superior com especialização em Direito Tributário pela Unisul (2007-2008). Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental com ênfase em Tributação e Meio Ambiente pela UCSAL (2009-2011). Advogado (OAB/BA). 

Downloads

Publicado

2023-11-08

Como Citar

Santos, R. F., & Coelho, L. A. (2023). A LEI Nº 13.467/2017 (REFORMA TRABALHISTA) COMO INSTRUMENTO FACILITADOR AO TRABALHO ESCRAVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 1426–1451. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11761