A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA

Autores

  • Amanda Patrícia Oliveira Conceição
  • Luciana Isabel Lena

Palavras-chave:

Cidadania. Leitura. Politica.

Resumo

 

O objetivo central deste livro é examinar a profunda importância da leitura e da escrita na formação de cidadãos ativos, conscientes e engajados. Com foco na dialética entre cidadania e letramento, argumentamos que a competência em leitura e escrita que se estende além da simples habilidade de decodificar textos e escrever palavras é vital para o exercício pleno de direitos e deveres nas dimensões civil, social e política.

Este trabalho também investiga o papel imprescindível da instituição educacional e dos profissionais da educação no contexto contemporâneo. Os educadores são vistos aqui não apenas como transmissores de conhecimento, mas como facilitadores e mediadores críticos que podem inspirar e equipar os alunos para se tornarem membros ativos e críticos da sociedade.

O livro se desdobra em uma série de capítulos que abordam desde a importância de uma gestão escolar democrática até a sinergia necessária entre escola, família e sociedade para formar o cidadão crítico e consciente.

Dado que os desafios da educação e cidadania estão em constante evolução, este livro não pretende ser uma conclusão, mas um ponto de partida para discussões e investigações futuras.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Como Citar

Conceição, A. P. O., & Lena, L. I. (2023). A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–57. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11743

Edição

Seção

E-books

Categorias