A IMPORTÂNCIA DA ANGULAÇÃO DA ARMADURA NOS BLOCOS DE COROAMENTO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Victor Rafael de Oliveira Silva Universidade Brasil
  • Marcelo Rodrigo de Matos Pedreiro Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11631

Palavras-chave:

Ângulo. Armadura. Bloco de coroamento. Fundações.

Resumo

A indústria da construção civil desempenha um papel vital na economia brasileira, influenciando direta e indiretamente diversos setores e contribuindo significativamente para a geração de empregos e o desenvolvimento socioeconômico do país. Dentro desse cenário, as fundações emergem como elementos fundamentais, sustentando estruturas e garantindo sua estabilidade e durabilidade ao longo do tempo. Entre as técnicas de fundação, os blocos de coroamento, conhecidos como blocos de fundação, desempenham um papel crucial, transmitindo de maneira eficaz as cargas entre as fundações e os elementos superiores da estrutura. Nesse contexto, a geometria, bem como o ângulo das armaduras nos blocos de fundação adquirem importância considerável, influenciando diretamente a distribuição de tensões e a capacidade de suporte das estruturas.Com base nisto, então, é proposto no presente documento realizar, de maneira concomitante, uma Revisão de Literatura e uma Revisão Integrativa quanto à importância do ângulo das armaduras dos blocos de coroamento de concreto armado.

 

Biografia do Autor

Victor Rafael de Oliveira Silva, Universidade Brasil

Acadêmico em Engenharia Civil- Universidade Brasil.

Marcelo Rodrigo de Matos Pedreiro, Universidade Brasil

Orientador do curso em Engenharia Civil, Universidade Brasil. Mestrado em Engenharia Civil, Universidade  Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Downloads

Publicado

2023-11-22

Como Citar

Silva, V. R. de O., & Pedreiro, M. R. de M. (2023). A IMPORTÂNCIA DA ANGULAÇÃO DA ARMADURA NOS BLOCOS DE COROAMENTO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(10), 3868–3887. https://doi.org/10.51891/rease.v9i10.11631