CORRELAÇÃO DO MICROBIOMA INTESTINAL E DISBIOSE EM PACIENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Beatriz Fernandes Maia Centro Universitário UniLS
  • Olívia Paz dos Anjos Centro Universitário UniLS
  • Maria do Socorro Francisco de Oliveira Centro Universitário UniLS
  • Anna Maly de Leão Neves Eduardo Centro Universitário UniLS
  • Gregório Otto Bento de Oliveira Faculdade Anhanguera de Brasília
  • Axell Donelli Leopoldino Lima Centro Universitário UniLS
  • Ikaro Alves de Andrade Centro Universitário UniLS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11559

Palavras-chave:

Microbiota. Autismo. Bactérias. Antibiótico. Intestino.

Resumo

Objetivo: compreender a correlação entre o microbioma intestinal e o desenvolvimento de disbioses em pacientes com TEA. Revisão de Literatura: TEA é uma abreviação de transtorno do espectro autista e é uma alteração neurológica que influencia na comunicação, comportamento e interesses/atividades, não sendo encontradas causas definidas para essa condição, podendo ter seu diagnóstico na primeira idade. Estudos indicam que existe uma correlação da alteração da microbiota no TEA por meio da disbiose intestinal que indivíduos com autismo podem manifestar desarmonia na microbiota intestinal em comparação com indivíduos sem diagnóstico de autismo. Há a suposição de que o TEA pode se desenvolver de qualquer perturbação que altere o equilíbrio do eixo-microbiota-intestino-cérebro e a falha de uma única parte desse mecanismo pode impactar eventualmente qualquer junção da cadeia. Considerações finais: Os estudos não informam nenhum tratamento farmacológico comprobatórios que solucionasse o aspecto do TEA, porém, os sintomas foram amenizados quando um antibiótico foi administrado para tratamento de uma inflamação intestinal, e foi observado que diversos déficits comportamentais e comunicativos obtiveram uma melhoria significativa, porém, após a interrupção do esquema terapêutico, os sintomas regressaram.

Biografia do Autor

Beatriz Fernandes Maia, Centro Universitário UniLS

Acadêmica do curso de Farmácia do Centro Universitário UniLS.

Olívia Paz dos Anjos, Centro Universitário UniLS

Acadêmica do curso de Farmácia do Centro Universitário UniLS.

Maria do Socorro Francisco de Oliveira, Centro Universitário UniLS

Acadêmica do curso de Farmácia do Centro Universitário UniLS.

 

Anna Maly de Leão Neves Eduardo, Centro Universitário UniLS

Doutora em Ciências e Tecnologias em Saúde (Universidade de Brasília - UnB). Bacharel em Farmácia (Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS). Docente do curso de Farmácia do Centro Universitário UniLS.

Gregório Otto Bento de Oliveira, Faculdade Anhanguera de Brasília

Especialista em Farmacologia Clínica (Anhanguera Educacional). Bacharel em Farmácia (Universidade Paulista UNIP - UNIP). Docente da Faculdade Anhanguera de Brasília.

Axell Donelli Leopoldino Lima, Centro Universitário UniLS

Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias (Universidade Norte do Paraná - UNOPAR). Bacharel em Farmácia (Faculdade Anhanguera de Brasília - FAB). Coordenador do curso de Farmácia do Centro Universitário UniLS.

Ikaro Alves de Andrade, Centro Universitário UniLS

Mestre em Biologia Microbiana (Universidade de Brasília - UnB). Ba charel em Biomedicina (Faculdade Anhanguera de Anápolis – FAA).Docente nos cursos de Biomedicina e Farmácia do Centro Universitário UniLS.

Downloads

Publicado

2023-10-28

Como Citar

Maia, B. F., Anjos, O. P. dos, Oliveira, M. do S. F. de, Eduardo, A. M. de L. N., Oliveira, G. O. B. de, Lima, A. D. L., & Andrade, I. A. de. (2023). CORRELAÇÃO DO MICROBIOMA INTESTINAL E DISBIOSE EM PACIENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 4569–4579. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11559