AS DEMANDAS PREDATÓRIAS COMO FATOR DE VIOLAÇÃO DO PRINCÍPIO DA RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO

Autores

  • Vitor Cabral de Sousa Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins
  • Lucas Cavalcante Medrado Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11541

Palavras-chave:

Demandas. Predatória. Processo. Justiça.

Resumo

O presente artigo visa apresentar uma análise sobre as demandas predatórias como fator de violação do princípio da razoável duração do processo. Para tanto, objetiva-se com o estudo verificar se as demandas predatórias impactam negativamente na concretização efetiva do acesso à Justiça. Para tratar do contexto em foco, discutiu-se observar o crescente aumento no judiciário das chamadas demandas predatórias e como esse fenômeno pode impactar o poder judiciário na prestação jurisdicional, uma vez que ao cidadão deve ser assegurado o acesso à Justiça através da duração razoável do processo. Está pesquisa foi desenvolvida utilizando o método de abordagem o teórico dedutivo, e a metodologia da pesquisa jurídica, por meio da técnica exploratória bibliográfica e documental. A partir das informações obtidas, foi constatado que as demandas predatórias prejudicam o funcionamento adequado do sistema legal, o qual pode levar a um acúmulo de processos, aumentando a morosidade e acarretando a violação dos direitos das partes envolvidas. Conclui-se, portanto, que mesmo com os movimentos dos tribunais para amenizar o grande volume dessas demandas, acabam que muitas vezes não são percebidas e burlam o sistema de justiça, razão pela qual é necessário maior cautela e mecanismos efetivos para a identificação e diminuição de tais demandas.

 

Biografia do Autor

Vitor Cabral de Sousa, Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins

Graduando do curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins - FCJP (UNEST).

Lucas Cavalcante Medrado, Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins

Orientador do curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins - FCJP (UNEST). Especialista em Direito, Docente do curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins - FCJP (UNEST).

Downloads

Publicado

2023-10-26

Como Citar

Sousa, V. C. de, & Medrado, L. C. (2023). AS DEMANDAS PREDATÓRIAS COMO FATOR DE VIOLAÇÃO DO PRINCÍPIO DA RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 4328–4354. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11541