IMPACTOS DO COVID-19 NA GRAVIDEZ

Autores

  • Heloisa Fiorin Fulaneto Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Angela Rafaela Berlatto Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Tailise Piaia Morandi Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Marília Pedroso Moscal Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Rafael Rauber Centro Universitário Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11406

Palavras-chave:

Gestação. Parto. COVID-19.

Resumo

A pandemia pelo COVID-19, foi estabelecida no mundo inteiro no ano de 2020. A doença teve seu início em 2019, na China, e com isso os quadros de síndrome respiratória aguda grave se tornaram cada vez mais prevalentes nos pacientes infectados pelo SARS-CoV-2 (OMS, 2021). Gestantes e seus fetos compõem uma população de alto risco durante surtos de doenças infecciosas (DASHRAATH et al, 2020). As alterações fisiológicas e anatômicas da gestação aumentam a suscetibilidade à sepse. A infecção pelo COVID-19, apresenta alterações patológicas que propiciam uma modificação no estado de hipercoagulabilidade, causando riscos a população já propensa a eventos tromboembólicos, como as grávidas por exemplo (NEGRAES et al, 2021).



Biografia do Autor

Heloisa Fiorin Fulaneto, Centro Universitário Assis Gurgacz

Acadêmica de medicina do Centro Universitário Assis Gurgacz. 

Angela Rafaela Berlatto, Centro Universitário Assis Gurgacz

Acadêmica de medicina do Centro Universitário Assis Gurgacz.

Tailise Piaia Morandi, Centro Universitário Assis Gurgacz

Acadêmica de medicina do Centro Universitário Assis Gurgacz. 

Marília Pedroso Moscal, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia FAG/FHSL.

Rafael Rauber, Centro Universitário Assis Gurgacz

Doutor em ciências: biologia celular e molecular – UFRGS. Docente titular do Centro Universitário Assis Gurgacz. 

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Publicado

2023-10-25

Como Citar

Fulaneto, H. F., Berlatto, A. R., Morandi, T. P., Moscal, M. P., & Rauber, R. (2023). IMPACTOS DO COVID-19 NA GRAVIDEZ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 3996–4007. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11406