A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

  • Edilene Melo da Costa Universidade Iguaçu-UNIG
  • Leonardo Guimarães de Andrade Universidade Iguaçu-UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11362

Palavras-chave:

Transtorno espectro autista. Orientação farmacêutica. Farmacoterapia.

Resumo

O transtorno do espectro do autismo é considerado uma dificuldade global do neurodesenvolvimento que traz limitações cognitivas, motoras e de socialização. A causa do autismo ainda é desconhecida, alguns estudos divergem sobre a possível causa ser genética, ambiental, gastrointestinal e alimentar e que o autismo afeta mais meninos do que meninas na proporção de 4:1, por isso a cor que simboliza o autismo é azul. É importante que o diagnóstico seja dado ainda na infância através de observações clínicas, mentais e comportamentais, pois é necessário dar início ao tratamento farmacológico e não-farmacológico para que a criança possa se desenvolver com inclusão e acessibilidade na escola e na sociedade. Foram avaliados materiais na base de dados do Scholar, PubMed, Scielo e Periódicos da Capes, artigos e monografias sobre o tema do autismo e foi dado maior ênfase aos que abordavam a farmacoterapia e a atenção farmacêutica onde totalizaram 59% do material de pesquisa escolhido. Vários assuntos sobre do autismo foram levados em consideração, tais como, as Leis que garantem os direitos das pessoas com TEA, o aspecto nutricional e as dificuldades com a seletividade alimentar e a importância de uma alimentação adequada. Para tratar os sintomas do autismo é necessário iniciar a terapia medicamentosa e os fármacos utilizados para este fim são aos ansiolíticos, antidepressivos, estabilizantes de humor e antipsicóticos que trará uma melhora no quadro sintomático proporcionando uma qualidade de vida para os autistas. O Objetivo deste trabalho é destacar a importância do farmacêutico no cuidado a estes pacientes no uso correto dos medicamentos a fim de evitar erro nas doses terapêuticas e salientar sobre possíveis reações adversas e interações com outros medicamentos e alimentos.

Biografia do Autor

Edilene Melo da Costa, Universidade Iguaçu-UNIG

Graduanda de Farmácia_ UNIG. 

Leonardo Guimarães de Andrade, Universidade Iguaçu-UNIG

Professor Orientador Graduação em Enfermagem, Mestre em Doenças Parasitarias. Mestre em Ciências Ambientais, Cirurgião Dentista, Especialista Endodontia, Especialista Ortodôntica, Especialista HOF, Especialista Odontologia Hospitalar, Professor no curso de Graduação em Farmácia, Graduação em Fisioterapia, Curso de graduação Tecnológica em Estética.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

Costa, E. M. da, & Andrade, L. G. de. (2023). A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 2247–2271. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11362