SINDICATOS: IMPORTÂNCIA E SINDICALISMO

Autores

  • Ana Roberta Kleinakuf Universidade de Gurupi-TO
  • Fernando Palma Pimenta Furlan Universidade de Gurupi -  Unirg

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11343

Palavras-chave:

Sindicatos. Direito. Trabalhador. Profissionais.

Resumo

O presente artigo tem como propósito analisar os sindicatos no seu período mais recente e ao longo do tempo, discute o processo de associativismo sindical no país a partir de alguns indicadores de sindicalização. Apresenta como o sindicato se forma, sua natureza, os requisitos para tal entidade ser reconhecida como sindicato, seus deveres e funcionamento. Aborda como foram afetadas as relações de trabalho com o passar do tempo e como o sindicato pode interferir nesse meio. Foram usados para esse estudo doutrinas, sites de pesquisas e artigos científicos publicados de grande confiança, não se teve quaisquer gastos com os materiais de pesquisa, pois a ilustre instituição de ensino - UNIRG - disponibilizou os materiais para a realização do estudo, muitos dados foram filtrados sobre as informações a respeito do tema do presente artigo para que o conteúdo permaneça com qualidade, de forma clara e objetiva para o fácil entendimento. Tal artigo tem como resultado esperado informar e instruir os trabalhadores e empregadores sobre a importância do sindicado em suas vidas e como isso auxilia na comunicação entre eles, lembrando o verdadeiro significado do sindicato que é dar voz a classe trabalhadora a qual por muito tempo foi tratada de forma injusta e cruel.

Biografia do Autor

Ana Roberta Kleinakuf, Universidade de Gurupi-TO

Graduanda do Curso de Direito na Universidade de Gurupi-TO.

Fernando Palma Pimenta Furlan, Universidade de Gurupi -  Unirg

Professor especialista e orientador da Universidade de Gurupi -  Unirg; Mestre em Direito; Advogado; Conselheiro Seccional. 

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Publicado

2023-10-16

Como Citar

Kleinakuf, A. R., & Furlan, F. P. P. (2023). SINDICATOS: IMPORTÂNCIA E SINDICALISMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 2226–2237. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11343