RESENHA DO LIVRO “EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE” DE PAULO FREIRE

Autores

  • Bruna Lara Campos Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Kelry Áurea Costa Fonseca Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Polyana de Souza Santos Instituto Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11312

Palavras-chave:

Alfabetização. Conscientização. Educação. Liberdade. Paulo Freire.

Resumo

A obra de Paulo Freire, está dividida em 4 capítulos: 1- A Sociedade em Transição, 2 - Sociedade Fechada e Inexperiência Democrática, 3 - Educação Versus Massificação 4 - Educação e Conscientização. Tais capítulos retratam as críticas/reflexões e as avaliações feitas por Freire (1999) na obra Educação como Prática da Liberdade, sendo que o autor ele desvela a questão do "Método" de Alfabetização para adultos de forma detalhada, contextualizando os processos históricos junto aos pressupostos filosóficos e políticos.

Desta forma, esta resenha crítica objetiva pontuar as principais questões do ensaio, bem como algumas reflexões analíticas da obra. De maneira geral, o autor reporta a experiência pedagógica que realizou, antes do Golpe de 1964, discorre ainda do método de alfabetização de jovens e adultos, que aconteceu no nordeste brasileiro. Discorre, ainda, sobre o retrocesso da educação massificadora defendida na ditadura militar.

Biografia do Autor

Bruna Lara Campos, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda em Educação-Instituto Federal do Triângulo Mineiro. 

Kelry Áurea Costa Fonseca, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda em Educação- Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM.

Polyana de Souza Santos, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda em Educação-Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Downloads

Publicado

2023-10-13

Como Citar

Campos, B. L., Fonseca, K. Áurea C., & Santos, P. de S. (2023). RESENHA DO LIVRO “EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE” DE PAULO FREIRE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 2110–2114. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11312