RESENHA DO LIVRO “EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE” DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11312Palavras-chave:
Alfabetização. Conscientização. Educação. Liberdade. Paulo Freire.Resumo
A obra de Paulo Freire, está dividida em 4 capítulos: 1- A Sociedade em Transição, 2 - Sociedade Fechada e Inexperiência Democrática, 3 - Educação Versus Massificação 4 - Educação e Conscientização. Tais capítulos retratam as críticas/reflexões e as avaliações feitas por Freire (1999) na obra Educação como Prática da Liberdade, sendo que o autor ele desvela a questão do "Método" de Alfabetização para adultos de forma detalhada, contextualizando os processos históricos junto aos pressupostos filosóficos e políticos.
Desta forma, esta resenha crítica objetiva pontuar as principais questões do ensaio, bem como algumas reflexões analíticas da obra. De maneira geral, o autor reporta a experiência pedagógica que realizou, antes do Golpe de 1964, discorre ainda do método de alfabetização de jovens e adultos, que aconteceu no nordeste brasileiro. Discorre, ainda, sobre o retrocesso da educação massificadora defendida na ditadura militar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY