SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS COM RELAÇÃO ÀS CONDIÇÕES HIGIÊNICO–SANITÁRIAS DA ALIMENTAÇÃO DO MERCADO PÚBLICO ISAEL ALMEIDA EM FLORIANO-PI
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11263Palavras-chave:
Segurança Alimentar. Práticas de Manipulação. Condições Higiênico-Sanitárias.Resumo
As doenças transmitidas por água e alimentos são ainda, um grave problema de saúde pública no mundo contemporâneo, mesmo com a evolução tecnológica das últimas décadas quanto às técnicas de conservação e higiene dos alimentos, aonde os alimentos são reconhecidos como o principal vetor das enfermidades entéricas agudas. As condições higiênico-sanitárias de alimentos são de grande importância em qualquer ambiente, visto que diversos são os perigos tanto biológicos, como físicos e químicos que podem originar doenças transmissíveis por alimentos. Diversas enfermidades podem ser evitadas quando a manipulação de alimentos está dentro das normas técnicas de higiene nas etapas de pré-preparo e preparo. De acordo com os princípios de higiene ambiental, pessoal e operacional deve-se garantir a ausência de contaminações de qualquer origem. Este estudo objetivou avaliar a satisfação de consumidores quanto às condições higiênico-sanitárias da alimentação comercializada no mercado público central Isael Almeida de Floriano-Piauí. Foram avaliadas 50 pessoas de ambos os sexos com faixa etária entre 20 e 60 anos que utilizam alimentação do referido estabelecimento, através de aplicação de um questionário semiestruturado composto por 10 itens onde se direcionavam aos pontos mais relevantes da pesquisa. Mais de 30% dos pesquisados respondeu estar insatisfeito com relação à limpeza e arrumação do local onde é servido o alimento. No que diz respeito às instalações sanitárias, 38% referiu estar insatisfeito. Quanto ao conforto oferecido, 32% relatou estar satisfeito e outros 32% também relatou estar insatisfeito. A muita insatisfação no que tange a estética do ambiente foi citada por 40% dos pesquisados. Mais de 25% dos pesquisados mostrou-se muito satisfeito com a variedade e apresentação do cardápio. Com relação a temperatura, sabor e aroma dos alimentos 42% referiu estar satisfeito. Quanto à apresentação pessoal dos funcionários, 30% citou estar satisfeito. Mais de 35% dos estudados relatou estar satisfeito no que diz respeito à simpatia, atenção e educação dos funcionários. Com relação à competência profissional dos funcionários, 32% referiu estar satisfeito. No que diz respeito a rapidez no atendimento, mais de 30% dos pesquisados relatou estar muito satisfeito. Pode-se concluir que mesmo quando ainda há necessidade de intervenção educativa com relação a segurança alimentar, ainda assim há satisfação da maioria dos usuários dos serviços oferecidos.
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