CONHECIMENTO E POLÍTICA EM PIERRE BOURDIEU: LEITURA E SENTIDO DO ESBOÇO DE UMA PEDAGOGIA RACIONAL

https://doi.org/10.29327/211653.6.6-5

Autores

  • Gabriela Albanás Couto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Schirlei Russi Von Dentz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Palavras-chave:

Sociologia da Educação. Pedagogia racional. Meritocracia escolar. Justiça escolar.

Resumo

 A sociologia da educação há muito vem mobilizando categorias elaboradas por Pierre Bourdieu desde seus primeiros escritos sobre educação, nos quais denuncia os mecanismos de dominação e reprodução presentes no sistema de ensino. De certa forma, tem-se repercutido um sentido negativo de sua teoria, ao ser assimilada como reprodutivismo social, ou seja, que não deixa margem à transformação. No entanto, defende o sociólogo francês, é justamente no desvelamento das leis da reprodução que se pode vislumbrar possibilidades de ação. Assim, o objetivo deste trabalho é evidenciar os “princípios” pouco desenvolvidos por Bourdieu, mas não menos relevantes em sua obra, a partir da noção de “pedagogia racional” presente em relatórios de pesquisa e textos do autor. Para este estudo, propõe-se localizar e compreender tais princípios da pedagogia racional – “diversidade de formas de excelência” e “multiplicação das oportunidades” – analisados à luz de comentadores, como Emiliano Gambarotta e Denice Catani. Pouco explorada por Bourdieu, a pedagogia racional por ele esboçada denota uma estreita relação entre saber e política, e é esta relação que buscaremos objetivar em nossa pesquisa.

 

Biografia do Autor

Gabriela Albanás Couto , Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Schirlei Russi Von Dentz , Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Albanás Couto , G., & Russi Von Dentz , S. . (2020). CONHECIMENTO E POLÍTICA EM PIERRE BOURDIEU: LEITURA E SENTIDO DO ESBOÇO DE UMA PEDAGOGIA RACIONAL: https://doi.org/10.29327/211653.6.6-5. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(6), 51–61. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/112