CONHECIMENTO E POLÍTICA EM PIERRE BOURDIEU: LEITURA E SENTIDO DO ESBOÇO DE UMA PEDAGOGIA RACIONAL
https://doi.org/10.29327/211653.6.6-5
Palavras-chave:
Sociologia da Educação. Pedagogia racional. Meritocracia escolar. Justiça escolar.Resumo
A sociologia da educação há muito vem mobilizando categorias elaboradas por Pierre Bourdieu desde seus primeiros escritos sobre educação, nos quais denuncia os mecanismos de dominação e reprodução presentes no sistema de ensino. De certa forma, tem-se repercutido um sentido negativo de sua teoria, ao ser assimilada como reprodutivismo social, ou seja, que não deixa margem à transformação. No entanto, defende o sociólogo francês, é justamente no desvelamento das leis da reprodução que se pode vislumbrar possibilidades de ação. Assim, o objetivo deste trabalho é evidenciar os “princípios” pouco desenvolvidos por Bourdieu, mas não menos relevantes em sua obra, a partir da noção de “pedagogia racional” presente em relatórios de pesquisa e textos do autor. Para este estudo, propõe-se localizar e compreender tais princípios da pedagogia racional – “diversidade de formas de excelência” e “multiplicação das oportunidades” – analisados à luz de comentadores, como Emiliano Gambarotta e Denice Catani. Pouco explorada por Bourdieu, a pedagogia racional por ele esboçada denota uma estreita relação entre saber e política, e é esta relação que buscaremos objetivar em nossa pesquisa.
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