EMOÇÃO, PERFORMANCE E FOLGUEDO POPULAR: A TRAVESTILIDADE MASCULINA E A VISIBILIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11164Palavras-chave:
Emoção. Experiência. Travestilidade. Folguedo.Resumo
Este estudo tem por objetivo compreender as experiências e sentimentos vivenciadas por homossexuais masculinos brincantes do maracatu rural pernambucano. Nesse sentido, a perfomance do feminino de homens homossexuais travestidos permite expor diversos elementos da vida social, que se tornam um instrumento de consolidação de emoções, evidenciando importantes assimetrias na relação com o cuidado das sexualidades possíveis. Na tentativa de aprofundar algumas questões acerca das dimensões sociais evidenciadas na elaboração e performatização de personagens femininos encenados por homens travestidos no maracatu rural pernambucano, buscou-se fazer um estudo etnográfico a partir de observações das trajetórias de travestilidade nos ensaios e apresentações oficiais dos grupos durante o período carnavalesco. Nesse momento foram efetuadas conversas informais com objetivo de ampliar e consolidar os discursos e subjetividades. As experiências de travestilidade, sexualidade e práticas sociais se relacionam com a construção de vocabulários emocionais importantes para perceber como a “micropolítica das emoções” atua na reafirmação de normais coletivas. Com isso, a inversão de papéis masculinos e femininos no folguedo popular não significa reafirmar a diferença, suspendendo-a, mas ressignificando-a no contexto das relações sociais.
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