EMOÇÃO, PERFORMANCE E FOLGUEDO POPULAR: A TRAVESTILIDADE MASCULINA E A VISIBILIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS

Autores/as

  • Anderson Vicente da Silva Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11164

Palabras clave:

Emoção. Experiência. Travestilidade. Folguedo.

Resumen

Este estudo tem por objetivo compreender as experiências e sentimentos vivenciadas por homossexuais masculinos brincantes do maracatu rural pernambucano. Nesse sentido, a perfomance do feminino de homens homossexuais travestidos permite expor diversos elementos da vida social, que se tornam um instrumento de consolidação de emoções, evidenciando importantes assimetrias na relação com o cuidado das sexualidades possíveis. Na tentativa de aprofundar algumas questões acerca das dimensões sociais evidenciadas na elaboração e performatização de personagens femininos encenados por homens travestidos no maracatu rural pernambucano, buscou-se fazer um estudo etnográfico a partir de observações das trajetórias de travestilidade nos ensaios e apresentações oficiais dos grupos durante o período carnavalesco. Nesse momento foram efetuadas conversas informais com objetivo de ampliar e consolidar os discursos e subjetividades. As experiências de travestilidade, sexualidade e práticas sociais se relacionam com a construção de vocabulários emocionais importantes para perceber como a “micropolítica das emoções” atua na reafirmação de normais coletivas. Com isso, a inversão de papéis masculinos e femininos no folguedo popular não significa reafirmar a diferença, suspendendo-a, mas ressignificando-a no contexto das relações sociais.

Biografía del autor/a

Anderson Vicente da Silva, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco. 

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

Silva, A. V. da. (2023). EMOÇÃO, PERFORMANCE E FOLGUEDO POPULAR: A TRAVESTILIDADE MASCULINA E A VISIBILIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 387–400. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11164