PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO NO BRASIL DE 2020 A 2023

Autores

  • Bruna Eduarda Leão Centro Universitário Assis Gurgacz
  • Eduardo Miguel Prata Madureira Centro Universitário Assis Gurgacz image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11132

Palavras-chave:

Epidemiologia. TCE. Traumatismo cranioencefálico.

Resumo

O traumatismo cranioencefálico (TCE) caracteriza-se por ser uma lesão no cérebro causada por forças físicas externas. No Brasil, estima-se que mais de um milhão de pessoas viva com sequelas neurológicas irreversíveis decorrentes do TCE. Esse trauma envolve mecanismos complexos e causa reações diferentes que variam conforme a origem do mesmo. Trata-se de um problema de saúde pública com elevados impactos socioeconômicos, já que os custos médicos para seu tratamento são altíssimos. Diante disso, objetiva-se, com este trabalho, por meio da análise de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), determinar o perfil epidemiológico dos pacientes diagnosticados com traumatismo cranioencefálico, buscando informações para o desenvolvimento de estratégias para prevenção e controle de gastos dessa patologia.

Biografia do Autor

Bruna Eduarda Leão, Centro Universitário Assis Gurgacz

Acadêmica de Medicina, Centro Universitário Assis Gurgacz. 

Eduardo Miguel Prata Madureira, Centro Universitário Assis Gurgacz

Orientador do curso de Medicina, Centro Universitário Assis Gurgacz, Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócios pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Professor do Centro Universitário FAG. 

Downloads

Publicado

2023-09-28

Como Citar

Leão, B. E., & Madureira, E. M. P. (2023). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO NO BRASIL DE 2020 A 2023. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 2826–2835. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11132