POSIÇÃO-SUJEITO E DISCURSO DO COTIDIANO EM PUBLIPOSTS DE VIAGEM E TURISMO NO INSTAGRAM

Autores

  • Felipe Casado de Lucena IFPE
  • Alessandra Maria Tenório Branco Cunha IFPE
  • Laisa Aryel de Araújo Silva IFPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10970

Palavras-chave:

Análise do discurso. Turismo. Publiposts. Instagram. Expressões fixas.

Resumo

Este artigo preconiza uma análise das características do discurso do sujeito-influenciador digital, em publiposts sobre viagem e turismo no Instagram, quando ele, via forma-sujeito, recorta do interdiscurso pressupostos comuns e traz à ordem intradiscursiva. Como há diferentes posições de sujeito em uma formação discursiva, optou-se por dar enfoque na posição-sujeito definida por Grigoletto (2007) de aderência ao discurso do cotidiano, autorizado em função do lugar social que o sujeito ocupa como influenciador digital. Iniciamos esta pesquisa com o estudo sobre mídias sociais e influenciadores digitais, a fim de compreender melhor o papel dessas pessoas e o contexto em que estão inseridas. Revisamos os conceitos de lugar social, forma-sujeito, formação discursiva, posição-sujeito e lugar discursivo, dentre outros inerentes ao estudo do discurso, para entender a oscilação entre as posições do sujeito. Ao longo do estudo teórico, identificamos o que são consideradas fórmulas fixas, uma vez que elas fazem parte das estratégias de construção do discurso cotidiano. Para selecionar o corpus de pesquisa, utilizamos como referência a plataforma de marketing de influência Influency.me (http://influency.me), que promove, há quatro anos, o Prêmio Influency.me, considerado o “Oscar” da Influência digital. Após a análise da teoria associada ao corpus da pesquisa, foi possível, além de compreender as posições do sujeito no lugar discursivo e confirmar a aderência ao discurso cotidiano, destacar os elementos do “saber popular” utilizados para mobilizar o público e promover a satisfação de um conhecimento partilhado cujo objetivo é a venda de produtos/serviços. Como resultado, percebemos que, no Instagram, a relação de compra/venda/divulgação atinge outros parâmetros, uma vez que o discurso dos publiposts é heterogêneo em sua composição, abriga diferentes vozes, diferentes ordens de saberes: o seu emissor assume diferentes posições enquanto sujeito do saber com o intuito de convencer seu receptor, ora aderindo ao discurso publicitário, ora aderindo ao discurso do cotidiano.

Palavras-chave: análise do discurso; turismo; publiposts; Instagram; expressões fixas.

 

Biografia do Autor

Felipe Casado de Lucena, IFPE

Doutor em Ciências da Linguagem (UNICAP). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) campus Cabo de Santo Agostinho.

Alessandra Maria Tenório Branco Cunha, IFPE

Mestra em Design (CESAR). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) campus Cabo de Santo Agostinho.

Laisa Aryel de Araújo Silva, IFPE

Graduada no curso superior de Tecnologia em Hotelaria (IFPE).

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

Lucena, F. C. de, Cunha, A. M. T. B., & Silva, L. A. de A. (2023). POSIÇÃO-SUJEITO E DISCURSO DO COTIDIANO EM PUBLIPOSTS DE VIAGEM E TURISMO NO INSTAGRAM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1884–1900. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10970