EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NA SALA DE ESPERA

Autores

  • Rayssa Julliane de Carvalho Faculdade de Ciências Médica da Paraíba
  • Emiliana Queiroga Cartaxo Faculdade de Ciências Médica da Paraíba
  • Mariana Nóbrega Sobral Faculdade de Ciências Médica da Paraíba
  • Aralinda Nogueira Pinto de Sá Faculdade de Ciências Médica da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v1i2.10732

Palavras-chave:

Educação em saúde, integralidade em saúde, promoção da saúde, prevenção de doenças.

Resumo

A Estratégia de Saúde da Família atua no cuidado amplo e integral dos usuários através de ações das equipes de saúde da família, que, ao trabalhar com a perspectiva de educação em saúde,  pode desenvolver atividades de Educação Popular em Saúde (EPS) objetivando a promoção da  saúde junto aos usuários, que se tornam corresponsáveis do seu processo de cuidado. Essas  atividades realizadas na sala de espera da Unidade de Saúde da Família (USF) são importantes, pois os usuários, enquanto aguardam atendimento, podem se expressar e compartilhar suas  vivências. Neste sentido, o presente artigo objetiva relatar a experiência de acadêmicos de  medicina ao realizar atividade de EPS em sala de espera de uma USF. Trata-se de um estudo  descritivo de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, elaborado após realização de atividade de EPS na sala de espera com diferentes assuntos dentro do tema “Bem-estar e  Saúde”. Muitas foram os questionamentos dos usuários, dentre eles: complicações da  hipertensão arterial e do diabetes mellitus; autoexame da mama; alterações nas mamas e na  próstata sugestivas de câncer; método de proteção contra infecções sexualmente transmissíveis.  Ademais, barreiras como falta de tempo ou de condições financeiras foram relatas quando o  assunto foi a importância da atividade física para manutenção da saúde e do bem-estar. As  atividades em sala de espera potencializam conhecimentos de educação e promoção em saúde  e promovem um cuidado humanizado com atenção às necessidades dos usuários. Portanto, é de  extrema importância que atividades como essas sejam realizadas a fim de educar e conscientizar  a população. Essa atividade proporcionou às acadêmicas de medicina a solidificação dos  conteúdos ensinados na faculdade, bem como a compreensão da relevância da educação em  saúde no cuidado integral e da importância das trocas de saberes com os usuários.

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Carvalho, R. J. de, Cartaxo, E. Q., Sobral, M. N., & Sá, A. N. P. de. (2024). EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NA SALA DE ESPERA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 1(2), 163–174. https://doi.org/10.51891/rease.v1i2.10732