PLANO DE PARTO: CONHECER PARA EMPODERAR

Autores

  • Laiane Freire Gurgel Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Natalia Amorim Ramos Felix Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Giselle dos Santos Costa Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Kalyane Kelly Duarte de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Valéria Chaves de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN
  • Perla Silva Rodrigues Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Thaina Jacome Andrade de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10655

Palavras-chave:

Plano de parto. Parto humanizado. Assistência de enfermagem.

Resumo

O Plano de parto é um instrumento que se faz necessário debater a respeito, uma vez que por meio deste é possível prestar uma assistência humanizada, que respeite os direitos e preserve a autonomia da gestante. Objetivo: identificar o que tem sido produzido cientificamente sobre a influência do plano de parto para a humanização da assistência de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura do tipo narrativa com abordagem qualitativa, acerca das produções científicas disponíveis sobre a elaboração e aplicabilidade do plano de parto. Resultados: A partir da análise dos dados, obteve-se 26 artigos que traziam a temática influência do plano de parto para a humanização da assistência de enfermagem no período gravídico-puerperal. Conclusão: o Plano de parto é uma importante ferramenta para promoção do empoderamento e autonomia da gestante, como também para a redução de violências obstétricas e diminuição da morbimortalidade materna e infantil. Tal instrumento serve como meio para educação em saúde ao ser orientado pelos profissionais de saúde, com destaque aos enfermeiros, que prestam o cuidado ao pré-natal, servindo assim, como um documento de caráter legal para a mulher.

Biografia do Autor

Laiane Freire Gurgel, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. 

Natalia Amorim Ramos Felix, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN. 

Giselle dos Santos Costa Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestra em Ambiente, tecnologia e sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA. Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN. 

Kalyane Kelly Duarte de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN. 

Maria Valéria Chaves de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN

Enfermeira. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade – PPGSS da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN. 

Perla Silva Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Nutricionista. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade – PPGSS da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN. 

Thaina Jacome Andrade de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda em Saúde Coletiva pela FACISA/UFRN. 

Downloads

Publicado

2023-08-16

Como Citar

Gurgel, L. F., Felix, N. A. R., Oliveira, G. dos S. C., Oliveira, K. K. D. de, Lima, M. V. C. de, Rodrigues, P. S., & Lima, T. J. A. de. (2023). PLANO DE PARTO: CONHECER PARA EMPODERAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 961–976. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10655