ASSISTIR PARA TRANSFORMAR (-SE): A POTÊNCIA DA ESCOLA NA LUTA PELO RECONHECIMENTO SOCIAL DAS JUVENTUDES EM SITUAÇÃO DE RUA
https://doi.org/10.29327/211653.6.5-7
Palavras-chave:
Juventudes em situação de rua. Escolarização. Reconhecimento Social.Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar as transformações que surgiram como uma grande potência para a permanência de jovens em situação de rua, na escola. A partir das análises da pesquisa com jovens estudantes que se encontram em situação de rua, professores/as, e equipe pedagógica e diretiva da Escola Municipal Porto Alegre, da Rede Municipal de Porto Alegre/RS, na qual são atendidos, além desses jovens, moradores/as de abrigos e de comunidades distantes da região central, por meio da contribuição para a emancipação através da educação, auxilio na construção da autoestima dos/as estudantes, viabilização do acesso aos seus direitos enquanto jovens cidadãos/ãs e possibilidade de novas maneiras de relacionarem-se consigo e com o mundo. Tendo em vista o público que recebe, a Escola Porto Alegre, pouco a pouco, foi se modificando para atendê-lo e, nessa mesma medida, diferenciando-se das outras escolas da Rede Municipal. A busca pela escolarização e pelo espaço institucional é, antes de lutar por um direito que lhes fora negado, buscar o reconhecimento recíproco participando ativamente da vida social. O espaço em questão, com seu caráter genuinamente escolar, consegue operar na luta pelo reconhecimento social dos/as estudantes, com ideais fora dos padrões da rede a qual atende, contrapondo o lado mais pesado da balança. P
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY