POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: BREVES CONSIDERAÇÕES

Autores

  • Raimunda Maria Gomes da Silva Secretaria de Educação de Petrolina-PE
  • Maria Rosimara Nascimento Menezes Secretaria de Educação de Petrolina-PE
  • Simone Rejane da Silva Coelho  Secretaria de Educação de Petrolina-PE
  • Roberto Remígio Florêncio Instituto Federal do Sertão Pernambucano

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10434

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Educação Inclusiva Especial. Trajetória das políticas públicas.

Resumo

Avaliar-se nesta pesquisa a historicidade das políticas públicas no campo da Educação Inclusiva Especial até os dias atuais, para com isso, obter-se alguns dados relevantes sobre essas políticas de inclusão. Os objetivos deste estudo consistem em analisar a trajetória das Políticas Públicas, conhecer as finalidades dessas políticas de educação especial e inclusiva e verificar as práticas da educação inclusiva no atual cenário educacional. A metodologia da pesquisa foi fundamentada em estudos bibliográficos com um enfoque qualitativo, na qual, teve uma leitura voltada a assuntos das Políticas Públicas na Educação Especial Inclusiva. As informações obtidas através da leitura de livros e artigos mostra-se que a educação inclusiva, fez parte de um processo que ocorreu por etapa, como o período da exclusão, segregação, integração e inclusão, deste modo a partir da segregação começou a surgir às políticas para os cidadãos que tivessem alguma deficiência, na qual, tinham finalidades, não tão favorecedora para que a inclusão acontecesse, ao logo dos tempos, surgiram-se outras leis, com o objetivo de promover a equidade a todas as pessoas, já nos dias atuais os projetos inclusivos da atualidade, são promissores para que de fato aconteça a inclusão, mas ainda precisa de alguns ajustes. Por fim, para que se tenha uma sociedade inclusiva, que dê oportunidade de acordo com as necessidades singulares é preciso mais investimento em educação, sabe-se que é através do ensino que se constrói uma nação mais justa.

Biografia do Autor

Raimunda Maria Gomes da Silva, Secretaria de Educação de Petrolina-PE

Especialista em Educação Especial (FAPAG) e em Psicopedagogia (FERA); Secretaria de Educação de Petrolina-PE.

Maria Rosimara Nascimento Menezes, Secretaria de Educação de Petrolina-PE

Especialista em Neuropsicopedagogia (FACESP); Secretaria de Educação de Petrolina-PE. 

Simone Rejane da Silva Coelho,  Secretaria de Educação de Petrolina-PE

Especialista em Psicopedagogia (IESMIG); Secretaria de Educação de Petrolina-PE.

Roberto Remígio Florêncio, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutor em Educação (UFBA); Prof. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

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Publicado

2023-07-13

Como Citar

Silva, R. M. G. da, Menezes, M. R. N., Coelho, S. R. da S., & Florêncio, R. R. (2023). POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: BREVES CONSIDERAÇÕES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2586–2595. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10434