POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: BREVES CONSIDERAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10434Palavras-chave:
Políticas Públicas. Educação Inclusiva Especial. Trajetória das políticas públicas.Resumo
Avaliar-se nesta pesquisa a historicidade das políticas públicas no campo da Educação Inclusiva Especial até os dias atuais, para com isso, obter-se alguns dados relevantes sobre essas políticas de inclusão. Os objetivos deste estudo consistem em analisar a trajetória das Políticas Públicas, conhecer as finalidades dessas políticas de educação especial e inclusiva e verificar as práticas da educação inclusiva no atual cenário educacional. A metodologia da pesquisa foi fundamentada em estudos bibliográficos com um enfoque qualitativo, na qual, teve uma leitura voltada a assuntos das Políticas Públicas na Educação Especial Inclusiva. As informações obtidas através da leitura de livros e artigos mostra-se que a educação inclusiva, fez parte de um processo que ocorreu por etapa, como o período da exclusão, segregação, integração e inclusão, deste modo a partir da segregação começou a surgir às políticas para os cidadãos que tivessem alguma deficiência, na qual, tinham finalidades, não tão favorecedora para que a inclusão acontecesse, ao logo dos tempos, surgiram-se outras leis, com o objetivo de promover a equidade a todas as pessoas, já nos dias atuais os projetos inclusivos da atualidade, são promissores para que de fato aconteça a inclusão, mas ainda precisa de alguns ajustes. Por fim, para que se tenha uma sociedade inclusiva, que dê oportunidade de acordo com as necessidades singulares é preciso mais investimento em educação, sabe-se que é através do ensino que se constrói uma nação mais justa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY