A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

Autores

  • Karlos Francisco Lima da Rocha Faculdade Serra do Carmo- FASEC
  • Mônica de Souza Lima Faculdade Serra do Carmo- FASEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10267

Palavras-chave:

Empreendedores. Consumidores. Finanças. Planejamento. Endividamento.

Resumo

Este artigo destaca a importância da educação financeira nas organizações de pequeno e médio porte. Com base nos resultados obtidos por meio da pesquisa, fica evidente que o conhecimento financeiro sólido é crucial para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios. Empresas financeiramente saudáveis têm maior capacidade de investir e expandir, impulsionando a economia local e a geração de empregos. No entanto, as empresas de pequeno e médio porte geralmente têm menos recursos para investir em educação financeira, tornando ainda mais crucial a implementação de programas nessa área. Recomenda-se que essas organizações planejem e invistam em palestras, workshops, cursos online e sistemas de gestão adequados. Além disso, é essencial incluir a educação financeira desde as fases iniciais da formação profissional, preparando as futuras gerações para uma gestão financeira eficaz e responsável em suas vidas pessoais e profissionais. Espera-se que este estudo destaque a importância da educação financeira e estimule ações que promovam o desenvolvimento sustentável e fortaleçam a economia local.

Biografia do Autor

Karlos Francisco Lima da Rocha, Faculdade Serra do Carmo- FASEC

Bacharel em Administração, Instituição: FASEC - Faculdade Serra do Carmo. 

Mônica de Souza Lima, Faculdade Serra do Carmo- FASEC

Orientadora do curso de Administração, Instituição: FASEC - Faculdade Serra do Carmo. Doutorando em Economia, Instituição: FGV - Fundação Getulio Vargas. 

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Rocha, K. F. L. da, & Lima, M. de S. (2023). A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 1462–1477. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10267