A POLÍCIA COMUNITÁRIA COMO FERRAMENTA DE APROXIMAÇÃO À COMUNIDADE: DA TEORIA À PRÁTICA

Autores

  • Rodrigo Vantroba Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
  • Nayara Camargo Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
  • Fabiano da Silva dos Prazeres Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
  • Luciano Antunes de Lima Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10144

Palavras-chave:

Polícia. Polícia comunitária. Prática policial.

Resumo

O presente artigo tem o intuito de abordar o tema de polícia comunitária no Estado do Paraná, bem como, seu contexto histórico e os benefícios que a mesma vem trazendo para a população paranaense. Para isso, traremos um panorama histórico da atuação da polícia, a fim de exemplificar os fatores que motivaram as mudanças que ocorreram ao longo dos tempos na polícia. Sendo assim, será possível proporcionar uma visão mais ampla das questões que envolvem a atuação da polícia comunitária, bem como, identificar as principais razões pelas quais o policiamento comunitário é desenvolvido, e qual a sua importância perante a sociedade. Como resultados, podemos afirmar que é necessário estabelecer uma relação de confiança entre a comunidade e a polícia para que se possa alcançar diversos objetivos como o combate à criminalidade, solução de problemas, patrulhamento em áreas de maior incidência de ocorrências, furtos e pequenos delitos que ocorrem com certa frequência em áreas de maior vulnerabilidade. Diante do exposto, torna-se viável a participação da comunidade em programas de combate a crimes em geral, seja através de denúncias, ou até mesmo de ideias e soluções expostas em reuniões elaboradas no intuito de ouvir a população para que se possa entender melhor os problemas de cada comunidade.

Biografia do Autor

Rodrigo Vantroba, Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Especialização em cenários contemporâneos da segurança pública pela da Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.  Especialização em gestão de segurança pública pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Nayara Camargo, Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Especialização em cenários contemporâneos da segurança pública pela da Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Especialização em Direito processual Penal. Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil. Especialização em Direito Militar. FACULDADE UNINA, UNINA, Brasil. Graduação em Direito. Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.

Fabiano da Silva dos Prazeres, Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Especialização em cenários contemporâneos da segurança pública pela da Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Pós-graduado App Development pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Luciano Antunes de Lima, Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Especialização em cenários contemporâneos da segurança pública pela da Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Licenciado em Geografia licenciatura plena pela UNICENTRO de Irati.

 

Downloads

Publicado

2023-06-05

Como Citar

Vantroba, R., Camargo, N., Prazeres, F. da S. dos, & Lima, L. A. de. (2023). A POLÍCIA COMUNITÁRIA COMO FERRAMENTA DE APROXIMAÇÃO À COMUNIDADE: DA TEORIA À PRÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 3438–3453. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10144