PROCURADORIA FISCAL DOS MUNICÍPIOS: BUROCRÁCIA TRIBUTÁRIA X EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA PARA UMA MELHOR ARRECADAÇÃO

Autores

  • Wiliam Roma Oliveira Faculdade de ilhéus
  • Gilvan Tavares Gonzaga Faculdade de ilhéus

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10071

Palavras-chave:

Arrecadação. Eficiência. Burocrácia.

Resumo

Esse artigo buscou discutir a atuação das procuradorias fiscais dos municípios no contexto da arrecadação tributária. Embora essas instituições sejam importantes para a efetividade da cobrança de tributos municipais, elas enfrentam desafios relacionados à burocracia e à eficiência administrativa. A burocracia tributária pode dificultar o trabalho das procuradorias fiscais, que muitas vezes precisam lidar com processos judiciais complexos e morosos. Além disso, a falta de investimento em tecnologia e capacitação dos servidores pode prejudicar a eficiência administrativa dessas instituições, afetando negativamente a arrecadação dos municípios que, já precisam em sua grande parte de repasses de verbas dos estados e da União. Há medidas para melhorar a atuação das procuradorias fiscais dos municípios, como a simplificação dos procedimentos tributários, a implementação de sistemas informatizados e a capacitação dos servidores. Essas medidas, podem contribuir para aumentar a eficiência administrativa das procuradorias fiscais e, consequentemente, para uma melhor arrecadação tributária pelos municípios brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wiliam Roma Oliveira, Faculdade de ilhéus

Aluno da faculdade de ilhéus, 9° Semestre. 

Gilvan Tavares Gonzaga, Faculdade de ilhéus

Possui graduação em ciências econômicas pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1977); especialização a nível de pós-graduação em Administração Pública Municipal no Instituto Brasileiro de Administração Municipal-IBAM, Rio de Janeiro em 1978; Mestre em Ciencias da Educação.

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Oliveira, W. R., & Gonzaga, G. T. (2023). PROCURADORIA FISCAL DOS MUNICÍPIOS: BUROCRÁCIA TRIBUTÁRIA X EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA PARA UMA MELHOR ARRECADAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 2916–2927. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10071