O TRABALHO DE TRADUÇÃO E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO CONCEITUAL: A DOBRA NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS INTERCULTURAIS EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Juliano Bona Universidade do Vale do Itajaí - Univali

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1006

Palavras-chave:

O conceito de dobra. Estudos interculturais em educação. Tradução. Inteligibilidade.

Resumo

As dobras perturbam os espaços lisos e expressam modificações geográficas no meio observado. Existem diferentes tipos de dobras, as dobras sociais, filosóficas e culturais. Porém, pensar o conceito de dobra exige construção conceitual, trabalho de tradução, e posterior inteligibilidade. Desta forma, o objetivo geral desse artigo é, analisar a relação entre o conceito de dobra e suas implicações nos estudos interculturais em educação. Trata-se de um ensaio teórico. Iniciamos analisando as dobras no meio social, suas relações de intencionalidade e os mecanismos de subjetivação. Depois, no espaço filosófico, pensamos a dobra articulada ao plano de imanência e ao processo de construção conceitual. Em um terceiro momento, diante dos estudos interculturais em educação, as dobras representam as aproximações interculturais construídas no trabalho de tradução. Assim, o conceito de dobra exprimi, na dinâmica do pensamento, um sentido ético de criação conceitual, e edificação de afetos que possam ultrapassar a metáfora que a priori o sintetiza.

  

Biografia do Autor

Juliano Bona, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali (2020). Atua como professor de matemática na Rede Pública Municipal de Timbó/SC. Tem experiência no Ensino Superior nas seguintes áreas: Educação, Educação Matemática, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria e Álgebra Linear. Desenvolve pesquisa na área da Educação, Educação Matemática, Processo de Internacionalização do Currículo (IoC), Estudos Interculturais, Intermatemática e Filosofia da Diferença.  E-mail: bonajuliano@gmail.com.

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Publicado

30/04/2021

Como Citar

Bona, J. (2021). O TRABALHO DE TRADUÇÃO E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO CONCEITUAL: A DOBRA NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS INTERCULTURAIS EM EDUCAÇÃO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 786–797. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1006