A PSICOLOGIA NA AVIAÇÃO: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO APÓS OCORRÊNCIA DE ACIDENTE AERONÁUTICO

Autores

  • Ketllen dos Santos Oliveira Centro Universitário Estácio do Recife
  • Fernanda Maria de Lira Correia Centro Universitário Estácio do Recife

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1002

Palavras-chave:

Psicologia. Aviação. Acidentes Aeronáuticos. Desastres. Intervenção em Crise.

Resumo

; Com o crescimento da demanda de passageiros para o transporte aéreo, a segurança da aviação civil tem evoluído cada vez mais através de uma estrita regulamentação, uso de alta tecnologia e recursos humanos qualificados, visando desenvolver ações preventivas capazes de identificar as vulnerabilidades que possam afetar o setor aéreo, no entanto, acidentes aeronáuticos continuam sendo uma realidade. Dessa forma, o presente artigo teve como objetivo geral apontar a atuação do psicólogo frente a situações de crise em contextos de acidentes aeronáuticos. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa. Observou-se que a área da psicologia da aviação pauta sua atuação desde a prevenção até a ocorrência de acidentes, dialogando diretamente com a gestão integral de riscos e desastres proposta pelo Conselho Federal de Psicologia. Nesse sentido, considerando a ocorrência de um acidente aeronáutico, os grupos mais afetados tendem a ser: sobreviventes; membros de equipe de resgate e bombeiros; familiares e amigos; testemunhas e tripulantes, podendo ocasionar uma situação de crise e impactos psicológicos transitórios ou prolongados, que podem incluir transtornos psicológicos e mudanças significativas na vida. Nessa perspectiva, a intervenção em crise visa auxiliar a pessoa acometida pela busca por estratégias adaptativas à sua nova situação e também na prevenção do Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Concluiu-se que para atuar no gerenciamento da crise após o acidente, é necessário prestar um suporte humanizado aos afetados, além da utilização de técnicas como os Primeiros Socorros Psicológicos ao longo do primeiro mês após o desastre. 

Biografia do Autor

Ketllen dos Santos Oliveira, Centro Universitário Estácio do Recife

Psicóloga, Bacharel em psicologia pelo Centro Universitário Estácio do Recife. E-mail: ketllenoli14@gmail.com

Fernanda Maria de Lira Correia, Centro Universitário Estácio do Recife

Psicóloga, Docente do curso de psicologia do Centro Universitário Estácio do Recife. Email: correia.fernanda@estacio.br.

Downloads

Publicado

30/04/2021

Como Citar

Oliveira, K. dos S., & Correia, F. M. de L. (2021). A PSICOLOGIA NA AVIAÇÃO: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO APÓS OCORRÊNCIA DE ACIDENTE AERONÁUTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 737–756. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1002