ESTRESSE E ENFRENTAMENTO RELIGIOSO/ESPIRITUAL ENTRE OS ALUNOS DE PSICOLOGIA

Autores

  • Aline de Souza Campos Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT
  • Erinete da Silva Leite Universidade Federal de São Carlos- SP
  • Luiz Fabrizio Stoppiglia Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.619

Palavras-chave:

Psicologia e Religião. Estresse Psicológico. Adaptação Psicológica.

Resumo

A palavra estresse vem do inglês stress, tendo sido usado inicialmente na física para traduzir o grau de deformidade sofrido por um material quando submetido a um esforço ou tensão, sendo mais tarde transposto para a medicina e biologia, com a significação de esforço e adaptação do organismo para enfrentar situações que considere ameaçadoras a sua vida e a seu equilíbrio interno, e seu enfrentamento com a religião faz parte do comportamento do indivíduo, criando um interesse da Psicologia no seu estudo. Este trabalho buscou identificar as estratégias de enfrentamento religioso/espiritual entre 35 alunos de psicologia numa abordagem quantitativa através da Escala de Atitude Religiosa, Escala de Coping Religioso-Espiritual e o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp. Foi encontrada uma influência visível da religião sobre o comportamento e modo de pensar dos alunos, com estratégias de coping mais usadas relacionadas ao comportamento proativo do sujeito. Na amostra estudada, os alunos menos estressados recorriam a estratégias de enfrentamento religioso/espiritual, ressaltando a característica protetiva dessa forma de coping.

 

 

Biografia do Autor

Aline de Souza Campos, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Departamento de Psicologia, Cuiabá-MT. E-mail: alinedesc@gmail.com.

Erinete da Silva Leite, Universidade Federal de São Carlos- SP

Psicóloga e mestranda no Programa de Pós Graduação em Psicologia Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Psicologia, São Carlos - SP. E-mail: psicologaerinete@gmail.com.

Luiz Fabrizio Stoppiglia, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

Professor Doutor Associado III do Departamento de Psicologia, Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá-MT. E-mail: fabrizio.stoppig@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Campos, A. de S. ., Leite, E. da S. ., & Stoppiglia, L. F. . (2021). ESTRESSE E ENFRENTAMENTO RELIGIOSO/ESPIRITUAL ENTRE OS ALUNOS DE PSICOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 14. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.619