A LUDICIDADE E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO EM UMA TURMA DO “PROGRAMA BRASIL NA ESCOLA”
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8913Palavras-chave:
Multiplicação. Atividades Lúdicas. Brasil na Escola. Ensino Fundamental. Anos finais.Resumo
O presente trabalho objetiva socializar as contribuições de atividades desenvolvidas no Programa Brasil na Escola, na/para as aprendizagens discentes e formação do futuro professor de Matemática. Tratou-se de intervenções desenvolvidas em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O referido programa tem por objetivo incentivar inovações e estratégias para garantir a aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Nessa direção, vivenciamos uma sequência didática na perspectiva de trabalhar uma das quatro operações fundamentais: a Multiplicação. Iniciamos as atividades realizando uma breve revisão da operação e explorando os conceitos e suas propriedades, percebendo as aprendizagens e dificuldades. No processo, trabalhamos com os estudantes a Tabuada Pitagórica, para que tivessem um contato com as multiplicações da tabuada de 1 a 10 e, na sequência, vivenciamos o Jogo do Produto IV. Ao findar, e durante a experiência, podemos contemplar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos a partir dos jogos, dinâmicas e demais atividades potencialmente lúdicas propostas e a importância deste tipo de experiência para os alunos da educação básica e para nossa formação, enquanto futuros professores de matemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY