ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO COM BASE EM GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8840Palavras-chave:
Alfabetização. Letramento. Gêneros. Textos. Social.Resumo
Este artigo pretende analisar a experiência de desenvolver a alfabetização com alunos em fase de aflabetização do ensino fundamental 1, será realizado e desenvolvido a luz da perspectiva do letramento tomando como base a inserção de gêneros textuais diversos no processo. Tendo como apoio fundamental a base teórica de Magda Soares, Marlene Carvalho e Paulo Freire, dentre outros. Visa conduzir o professor a desenvolver práticas de inserção de gêneros textuais diversos concomitantemente com a decodificação do código escrito, fazendo com que esse processo insira o aluno em um ambiente significativo que leve a condução deste em busca de uma apropriação de leitura e escrita para o uso na vida social, direcionando-o para diferentes caminhos da cidadania. Faz-se mister destacar que para aprender a ler é necessário apropriar-se das letras e dos sons que os textos representam, porém é também primordial a busca pelo sentido do texto sabendo realmente o que está escrito. Objetiva- se desta forma mostrar que indubitavelmente a articulação das duas facetas da aprendizagem: alfabetização e letramento contribuirão positivamente para que a leitura e a escrita ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico, corroborando assim para uma mudança positiva nos índices de fracasso que vem sofrendo a alfabetização, transformando alunos em pessoas capazes de entenderem o que leem e consequentemente se expressem de uma forma clara com um vocabulário próprio, para sobretudo ganharem o mundo através de novos horizontes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY