APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO MÉDIO: UM ENSAIO EM CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8794Palavras-chave:
Matemática. Aprendizagem. Ensino Médio.Resumo
A aprendizagem é um procedimento que nos motiva, nos faz crescer intelectualmente, muda nosso comportamento, desenvolve habilidades tornando-nos capaz de nos superarmos e nos transformar em pessoas melhores. A Escola é o principal ambiente para que aconteça uma aprendizagem significativa. Existem teorias relacionadas a aprendizagem que interpretam como acontece o conhecimento. No Texto a seguir abordamos a teoria cognitivista baseada no sistema organizacional de Bruner, Ausubel, Piaget e Vygotsky, cujos autores de completam em suas teorias para que ocorra uma aprendizagem significativa, principalmente na matemática. Bruner contribui ao apresentar a organização do Currículo em Espiral, Ausubel traz a importância do conhecimento empírico para agregar o conhecimento científico podendo construir assim novos conhecimentos. Piaget oferece a importância da utilização e manuseio do material concreto como estímulo a construção do conhecimento. Por fim a teoria de Vygotsky apresenta a importância das relações sociais e o ambiente para que ocorra uma aprendizagem através da troca de experiências, estimulação e orientação. E é dentro da escola que todo estímulo será proporcionado através de ações que direcionam a atitudes de compreender e acima de tudo aplicar o que lhe foi ensinado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY