PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8334Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Educação Infantil. Investigação Científica.Resumo
Neste artigo analisamos trabalhos acadêmicos que versavam sobre o Ensino de Ciências por Investigação de na Educação Infantil. Nesta primeira etapa escolar as aprendizagens do componente curricular começam a se desenvolver, de maneira lúdica e utilizando a curiosidade dos estudantes. A Base Nacional Comum Curricular trata o ensino de Ciências como observar, explorar e identificar os diferentes processos naturais do cotidiano. A fim de realizar a investigação sobre o tema utilizamos da pesquisa qualitativa em educação, mais propriamente da pesquisa documental. Realizamos a leitura dos trabalhos e delineamos eixos com maior frequência. Foi notório a necessidade de ratificação do ensino de Ciências para a Educação Infantil, assim como o consenso que a curiosidade é um fator relevante no processo de aprendizagem dentro da sala de aula. A maior parte das pesquisas foram publicadas entre 2017 e 2018, sendo o tema da alfabetização científica muito ligado ao processo de Ensino de Ciências para as crianças. Podemos concluir que o ensino de Ciências por Investigação na Educação Infantil colabora no desenvolvimento de habilidades e competências, além de potencializar o aprimoramento das relações sociais e emocionais das crianças. A afetividade e o diálogo, entre docentes e estudantes, tornam-se fatores necessários para o desenvolvimento das atividades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY