COLABORAÇÃO PREMIADA COMO MÉTODOS DE OBTENÇÃO DE PROVAS E CRIME ORGANIZADO

Autores

  • Turíbio Marques Gonçalves Júnior Faculdade UniBF
  • Bernardo Ricciardi dos Santos Brum Faculdade UniBF
  • João Pedro Andrades Salles Soares Verbo Jurídico
  • Pedro Antônio Lorentz Martins Faveni

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.822

Palavras-chave:

Crime Organizado. Procedimento. Meios de obtenção de provas.

Resumo

O presente trabalho explana sobre a obtenção de provas sob colaboração premiada, instituto que ganha força com a notoriedade da criminalidade organizada, consistente na confissão do acusado ou suspeito e posterior delação de companheiro na empreitada delitiva, em troca de benefícios. Constata-se que a utilização do instituto no atual contexto brasileiro é objeto de intenso debate, continuamente citado no noticiário nacional devido a sua aplicação na Operação Lava Jato. Dividido em três capítulos, o trabalho descreve, primeiramente, o fenômeno do crime organizado, abordando os seus contornos e novas modalidades diferenciadas de investigação e meios de obtenção de provas. Assim, este trabalho emprega o método de abordagem dedutivo, aliado ao método de procedimento científico, e técnica de pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Turíbio Marques Gonçalves Júnior, Faculdade UniBF

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Pós-graduado em Gestão de Segurança Pública pela UniBF. Policial Penal da SEAPEN/RS. E-mail: turibiomg@gmail.com. 

Bernardo Ricciardi dos Santos Brum, Faculdade UniBF

Graduado em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha  de Alegrete  (URCAMP) . Pós-Graduado em Gestão de Segurança pública pela UniBF. Policial Penal da SEAPEN/RS.

João Pedro Andrades Salles Soares, Verbo Jurídico

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Pós-graduado em Gestão Penitenciária pela Faveni. Pós-graduando em Gestão em Segurança Pública pela Intervale. Pós-graduando em Direito Ambiental pela Intervale. Pós-graduando em Direito Ambiental e Econômico pela Intervale. Pós-graduando em Direito Agrário e Ambiental pela Verbo Jurídico. Policial Penal da SEAPEN/RS

Pedro Antônio Lorentz Martins, Faveni

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Pós-Graduado em Inteligência Policial pela Faveni. Policial Penal da SEAPEN/RS.

Downloads

Publicado

2021-04-07

Como Citar

Gonçalves Júnior, T. M. ., Brum, B. R. dos S. ., Soares, J. P. A. S. ., & Martins, P. A. L. . (2021). COLABORAÇÃO PREMIADA COMO MÉTODOS DE OBTENÇÃO DE PROVAS E CRIME ORGANIZADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 772–784. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.822