A POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS: AÇÃO NECESSÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.7200Palavras-chave:
Política de Egressos. Expansão da Educação Profissional. Avaliação.Resumo
Entre os anos de 2003 e 2014, durante o governo do Partido dos Trabalhadores (PT), a educação profissional brasileira assumiu lugar de destaque. Por meio do Plano de Expansão da Educação Profissional, diversas ações foram empreendidas para ressignificar a proposta do ensino profissional brasileiro, período em que foram criados os institutos federais de educação, ampliando consideravelmente a oferta de vagas em todo país. Tendo em conta os investimentos realizados na criação dessas instituições, torna-se necessário que sejam realizadas avaliações permanentes dos resultados dessas ações. Assim, como subsídio aos processos de avaliações, a Portaria nº 646/1997 do Ministério da Educação (MEC), orientou as instituições para que realizassem o acompanhamento de egressos. Depois disso, com a publicação da Lei n° 10.861/2004, foi instituída a obrigatoriedade da avaliação externa, por meio do SINAES, que também verifica o acompanhamento dos egressos nas instituições. Desse modo, a partir de revisão bibliográfica, este texto discute a evolução da educação profissional da Rede Federal, trazendo o acompanhamento de egressos como uma ação necessária à análise dos resultados dessas políticas. Por fim, apresenta-se uma metodologia criada para a construção participativa de uma política institucional para o acompanhamento de egressos.
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