O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: RELAÇÕES/IMPLICAÇÕES COM AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Paulo Fernando Campagnolli Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Marinho Celestino de Souza Filho Instituto Federal de Rondônia- IFRO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6926

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Educação Brasileira. Tendências Pedagógicas.

Resumo

Esse artigo, produzido a partir de pesquisa bibliográfica, pretende mostrar alguns conceitos de Ensino e de Aprendizagem na Educação Brasileira. Procura apresentar ainda as relações/implicações do processo de ensinar e, do processo de aprender com as principais Tendências Pedagógicas.

Biografia do Autor

Paulo Fernando Campagnolli, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Licenciado em Filosofia e especialista no Ensino de Filosofia e Sociologia, Professor de Filosofia no Instituto Federal de Rondônia - IFRO, e Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. E-mail: paulo.campagnolli@ifro.edu.br.

Marinho Celestino de Souza Filho, Instituto Federal de Rondônia- IFRO

Doutor em Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Rondônia — Campus Ariquemes pelo Programa Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). Mestre em Linguística pela UNIR – Universidade Federal de Rondônia – Campus Guajará- Mirim. Especialista em Língua Portuguesa pela UNIR – Universidade Federal de Rondônia – Campus Ji-Paraná. Licenciado em Letras: Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas pela UNIR – Universidade Federal de Rondônia – Campus Rolim de Moura. http://lattes.cnpq.br/8960787884645020. E-mail: souzafilhomarinho20@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Campagnolli, P. F. ., & Souza Filho, M. C. de . (2022). O ENSINO E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: RELAÇÕES/IMPLICAÇÕES COM AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 987–1000. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6926