O CORPO: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil, CriançaResumo
A educação infantil hoje assume um novo olhar, buscando ações educativas na prática direcionadas às crianças pequenas para estimular plenamente o desenvolvimento infantil. No entanto, ainda prevalece a ênfase no cuidado ao invés da educação, e ao lidar com o corpo infantil, as crianças dessa idade têm uma falta de compreensão de como o corpo se relaciona com a aprendizagem.
Examinamos essa realidade para entender a importância da construção da imagem corporal para que as crianças construam conhecimento. Nosso objetivo também é compreender e analisar os conceitos teóricos de experiência e prática física para a educação infantil. Para atingir os objetivos propostos, utilizamos a pesquisa bibliográfica como método. Os resultados sugerem que as concepções desses teóricos sobre o corpo da criança influenciam a prática diária das crianças.
Para eles, o corpo da criança deve experimentar o movimento livre fora da sala de aula, nos esportes ou nas brincadeiras livres no parque que não refletem o comportamento educacional. A busca do silêncio corporal, posturas de linhas rígidas, etc., dominam os movimentos corporais em sala de aula. A estimulação física na sala é produzida com ambas as mãos e destina-se a um bom rastreamento. A imagem corporal, como espaço de construção do conhecimento, é um espaço de compreensão de si e do mundo, e não é reconhecida pelos educadores.
As autoras!
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Atribuição CC BY