GRAMÁTICA: APOIO OU OPRESSÃO?

Autores

  • Maria das Dores Aguiar Carvalho Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.608

Palavras-chave:

Gramática. Estrutura Interna. Gramaticidade. Contexto Sócio – Histórico-Ideológico.

Resumo

Saber, gramática significa ser capaz de distinguir as expressões de uma língua, as categorias, as funções e as relações que entram em sua construção, descrevendo com elas sua estrutura interna e avaliando sua dramaticidade. Tudo isso é reflexo de um contexto sócio-histórico-ideológico, ou seja, de um modo de nossa sociedade ver os fatos em um determinado momento de sua história, que regula e afeta o uso da linguagem, mudando isto, mudará o texto e sua construção dentro de uma variedade da língua e o efeito de sentido que ele poderá produzir.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Dores Aguiar Carvalho, Universidade Estadual do Maranhão

Formada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão; Tem especialização em Docência do Ensino Superior e Planejamento Educacional (pela Universidade Aberta do Brasil) e é Especialista em Educação Inclusiva (pela Universidade Católica Dom Bosco) e atua como  Professora de Língua Portuguesa da rede Estadual e Municipal no município de São Bento- MA, desde 1997. E- mail: 12dorinha.carvalho@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Carvalho, M. das D. A. . (2021). GRAMÁTICA: APOIO OU OPRESSÃO?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 06. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.608